Esporte

Tite convoca seleção para amistosos e Gabigol está na lista

Os técnicos Guilherme Dalla Dea, André Jardine e Tite (foto) convocam jogadores para respectivas categorias

As convocações para a seleção brasileira sub-17, olímpica e principal aconteceram nesta sexta-feira (20), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), localizada na Barra da Tijuca, no Rio. Alguns nomes que vêm se destacando no futebol brasileiro, como Gabigol, Rodrigo Caio (Flamengo), e Santos (Athlético Paranaense) foram convocados.

 Sub-17

A seleção brasileira sub-17 se prepara para a Copa do Mundo, que irá acontecer este ano aqui no Brasil, tendo seu início no dia 26 de outubro. O torneio terá como sedes as cidades de Brasília, Goiânia e Cariacica. Na lista do técnico Guliherme Dalla Dea, os nomes do meia Reinier, do Flamengo, e do atacante Talles Magno, do Vasco, ambos com presenças frequentes nas equipes profissionais de seus clubes, aparecem como destaques da amarelinha.

O treinador Guilherme Dalla Dea terá missão de comandar a seleção sub-17 no mundial Foto: Reprodução Twitter/CBF

Questionado, durante a coletiva, sobre a parte técnica da seleção e a esperança para o mundial, o treinador do Sub-17 se mostrou esperançoso.

“O processo da base é a longo prazo, mas garanto que vamos fazer uma grande competição aqui no Brasil”, disse.

A programação da CBF prevê o início dos treinamentos no próximo dia 7 de outubro, na Granja Comary, em Teresópolis. Caso o Brasil chegue à final do Mundial Sub-17, no dia 17 de novembro, Reinier e Talles podem desfalcar Flamengo e Vasco em até 10 rodadas. O tema foi abordado na entrevista coletiva, e o coordenador de seleções das categorias de base, Branco, garantiu que não haverá brecha nem mesmo para uma apresentação tardia de nenhum atleta.

“Essa é uma idade que eu considero a mais importante para um jogador, é a transição do menino para o homem. Eu considero uma virtude jogar pela seleção”, diz Branco.

O Brasil está no Grupo A do Mundial Sub-17, ao lado de Canadá, Nova Zelândia e Angola. A estreia é no dia 26 de outubro, no Bezerrão, em Brasília-DF, contra os canadenses. Os ingressos para a competição já estão à venda.

Veja a lista completa dos convocados:

GOLEIROS: Marcelo (Fluminense), Matheus Donelli (Corinthians), Cristian (Atlético-MG)

ZAGUEIROS: Henri (Palmeiras), Renan (Palmeiras), Luan Patrick (Athletico-PR), Paulo Eduardo (Cruzeiro)

LATERAIS: Yan (Coritiba), Patryck (São Paulo), Gustavo Garcia (Palmeiras)

VOLANTES: Daniel Cabral (Flamengo), Diego Rosa (Grêmio)

MEIAS: Reinier (Flamengo), Talles Costa (São Paulo), Matheus Araújo (Corinthians), Sandry (Santos)

ATACANTES: Gabriel Veron (Palmeiras), Juan (São Paulo), João Peglow (Internacional), Kaio Jorge (Santos), Talles Magno (Vasco)

Principal

O técnico Tite divulgou a lista de convocados para os amistosos contra Senegal e Nigéria, nos dias 10 e 13 de outubro, em Singapura. As principais novidades são o goleiro Santos, campeão da Copa do Brasil com o Athlético Paranaense, o zagueiro o Rodrigo Caio e o atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, líder do Brasileirão. O treinador da seleção comentou sobre a convocação do atacante do rubro-negro carioca. “O Gabigol fez, por si só, a campanha dele no ano. E isso o credenciou para estar com a gente”.

Tite levou grande quantidade de jogadores que atuam no futebol brasileiro Foto: Agência Brasil

Além de Santos, o meia Matheus Henrique, do Grêmio, e o lateral Renan Lodi, do Atlético de Madrid, também foram chamados pela primeira vez para a Seleção principal, fechando a lista de Tite com novidades em cada setor do time. A lista dos convocados mostrou uma grande quantidade de jogadores que atuam no Brasil (sete ao todo). O treinador falou um pouco sobre essa questão. “O fortalecimento do futebol brasileiro, faz com que os jogadores que atuam no país, voltem para a seleção brasileira”, afirmou Tite.

Com isso, o assunto mais abordado na coletiva foi sobre os desfalques nos times em um momento importante do Brasileirão. Juninho Paulista, coordenador de futebol da CBF, lembrou que o presidente da entidade esportiva definiu que para o ano que vem essa questão já está resolvida.

“O presidente da CBF, Rogério Caboclo, garantiu que não irão acontecer jogos da seleção brasileira no período da Copa do Brasil e do Brasileirão”, enfatizou Juninho.

Os jogadores que atuam no Brasil perderão duas rodadas do Brasileirão – a 24ª, nos dias 9 e 10 de outubro, e a 25ª, nos dias 12 e 13 de outubro. A rodada seguinte do Brasileirão, a 26ª, começa no dia 16.

Tite explicou também a questão de o Brasil estar disputando os amistosos com seleções de um nível técnico baixo.

“Nós tentamos e procuramos as seleções europeias e as melhores rankeadas, mas muitas vezes elas não querem. Um exemplo recente foi a Alemanha, em que já estava tudo certo para realizarmos uma partida, e eles acabaram não querendo mais depois”, contou o técnico da Seleção.

Confira a lista completa:

  • Goleiros: Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras) e Santos (Athletico-PR);
  • Defensores: Daniel Alves (São Paulo), Danilo e Alex Sandro (Juventus), Renan Lodi (Atlético de Madrid), Thiago Silva e Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid) e Rodrigo Caio (Flamengo);
  • Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Arthur (Barcelona), Fabinho (Liverpool), Matheus Henrique (Grêmio), Philippe Coutinho (Bayern de Munique) e Lucas Paquetá (Milan);
  • Atacantes: Everton (Grêmio), Firmino (Liverpool), Gabriel Barbosa (Flamengo), Richarlison (Everton), Neymar (PSG) e Gabriel Jesus (Manchester City).

Olímpica

O técnico André Jardine divulgou a lista com 23 convocados para a seleção brasileira pré-olímpica, que disputará amistosos contra Venezuela e Japão, nos dias 10 e 14 e outubro. Nove jogadores que disputam o Brasileirão foram chamados, incluindo os meias Bruno Guimarães, do Athletico-PR, e Pedrinho, do Corinthians. As equipes brasileiras que tiveram mais nomes na convocação foram o Atlético-MG e o Fluminense, com dois atletas cada. Santos, Internacional, São Paulo e Corinthians tiveram um atleta cada incluídos na lista.

O treinador da seleção olímpica falou sobre o critério para a sua escolha na convocação.

“Exercemos o bom senso, sem ferir nenhum clube, mas entendemos que precisamos buscar nossos objetivos também. Procuramos jogadores que tenham muito mais chances para estar a disposição em janeiro”.

As convocações aconteceram na sede da CBF na Barra da Tijuca Foto: Luhan Alves

A equipe brasileira enfrentará a Venezuela no dia 10 de outubro, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio dos Aflitos, no Recife. No dia 14, o duelo é contra o Japão, às 18h (horário de Brasília), na Arena Pernambuco. Os jogos fazem parte da preparação da equipe para o torneio pré-olímpico, que será disputado em janeiro, na Colômbia.

Confira a lista completa:

  • Goleiros: Cleiton (Atlético-MG), Daniel Fuzato (Roma) e Ivan (Ponte Preta);
  • Defensores: Emerson (Betis), Guga (Atlético-MG), Caio Henrique (Fluminense), Felipe Jonatan (Santos), Bruno Fuchs (Internacional), Ibañez (Atalanta), Luiz Felipe (Lazio), Lyanco (Torino);
  • Meio-campistas: Allan (Fluminense), Bruno Guimarães (Athletico-PR), Douglas Luiz (Aston Villa), Mauro Jr. (Heracles), Pedrinho (Corinthians) e Wendel (Sporting);
  • Atacantes: Antony (São Paulo), Malcom (Zenit), Matheus Cunha (Leipzig), Paulinho (Bayer Leverkusen), Pedro (Fiorentina) e Rodrygo (Real Madrid);

Luhan Alves-6° Período

1 comentário em “Tite convoca seleção para amistosos e Gabigol está na lista

  1. Pingback: Treinadores estrangeiros fazem sucesso no Brasil | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s