Esporte

Temporada de 2019/2020 da Uefa Champions League estreia nesta Terça (17)

O maior torneio da Europa volta nesta terça-feira (17) com promessa de grandes jogos

A Liga dos Campeões da Europa vai começar nesta terça-feira (17), e já tem promessa de bons jogos na primeira rodada da fase de grupos da competição. O Barcelona, cinco vezes campeão do torneio, enfrenta o Borussia Dortmund, da Alemanha. Atual campeão, o Liverpool visita o Napoli, na Itália. Outro grande confronto, será o do Real Madrid, maior vencedor da história da Champions, contra o Paris Saint Germain, na França.

Principais Confrontos

Borussia Dortmund x Barcelona: Terça (17)/ Estádio: Signal Iduna Park-ALE/ 16:00 (Horário de Brasília)

O Barcelona busca o seu sexto título na competição. O time do técnico Ernesto Valverde vem de quatro partidas pelo Campeonato Espanhol com duas vitórias, um empate e uma derrota. Com contratações de peso para esta nova campanha, a equipe conta com o destaque do francês Griezmann entre os reforços. Em relação as saídas, Philippe Coutinho é o principal nome que deixou a equipe catalã. Lionel Messi, principal jogador do clube, recebeu alta do departamento médico e viaja à Alemanha, após dois dias seguidos treinando novamente entre os colegas. No entanto, sua presença entre os titulares não é garantida.

Messi e Suárez são dúvidas para iniciar a partida diante do Borussia Dortmund. (Foto: Reprodução/Twitter Barcelona)

Já a equipe Alemã, conta com o fator casa para tentar, não só vencer o Barcelona, mas para avançar na competição. O time do técnico Lucien Favre chega embalado por um bom início no Campeonato Alemão. Com três vitórias e uma derrota, o clube está na vice-liderança atrás apenas do RB Leipzig.

O destaque vai para o espanhol Paco Alcácer, responsável por cinco dos 13 gols da equipe nas quatro primeiras partidas. O espanhol foi emprestado justamente pelo Barcelona,  antes de ser adquirido pelos alemães. O atacante soma 19 gols e duas assistências em 35 partidas disputadas no último ano, quando foi cedido.

Napoli x Liverpool: Terça (17) / Estádio: San Paolo- ITA/ 16:00 (Horário de Brasília)

Os dois clubes estarão frente a frente nesta fase da Champions, assim como na temporada passada. Desta vez, ambas as equipes são favoritas para avançar de fase, mas os estilos ofensivos de cada um deles promete ser o fator culminante para duas grandes atuações. O Liverpool defende o título conquistado na última edição e o Napoli, do técnico Carlo Ancelloti, busca mostrar sua força contra os atuais campeões. ​

Os brasileiros Fabinho e Roberto Firmino viajaram para a Itália e devem ir à campo diante do Napoli. (Foto: Reprodução/Twitter Liverpool FC Brasil)

Paris Saint Germain X Real Madrid: Quarta (18) / Estádio: Parc Des Princes-FRA / 16:00 (Horário de Brasília)

Ao que tudo indica, a briga pela ponta do grupo A será definida entre Paris Saint-Germain e Real Madrid. O primeiro confronto entre as equipes acontecerá no Parque dos Príncipes, já na primeira rodada do grupo, enquanto o jogo da volta será disputado na penúltima rodada, no Santiago Bernabéu​, em Madrid. Ambas as equipes já se enfrentaram muitas vezes na Champions e, por isso, os confrontos prometem ser bem disputados, principalmente, com os parisienses buscando revanche com os madridistas pelas eliminações passadas.

O estádio do Parc Des Princes do PSG recebe o esperado duelo do grupo A. (Foto: Reprodução/Twitter Mundo da Bola)

Juventus x Atlético de Madrid: Quarta (18) / Estádio: Metropolitano- ESP/ 16:00 (Horário de Brasília)

Favoritos para avançar para a próxima fase da competição, pelo grupo D, Atlético de Madrid e Juventus prometem fazer uma partida bem intensa e bastante disputada. O confronto também reserva um duelo entre astros portugueses: O prodígio João Félix, de 19 anos, que vem se destacando pela equipe de Madrid, e o craque português, Cristiano Ronaldo, pela Juventus.

O duelo entre Juventus e Atlético de Madrid coloca frente a frente os dois astros portugueses. (Foto: Reprodução/Twitter No Travessão)

O jornalista Luiz Oliveira, colunista do Diário Lance e comentarista na Rádio Gama Esportiva, acredita que essa temporada promete ser equilibrada. Para ele, os times estão mais fortalecidos e com um entrosamento “quase perfeito”. “Craques não precisam muito de tempo para se entrosar”, diz Luiz.

Cayo Pereira, repórter de futebol internacional do Lance!, também tem esperança de que será mais uma temporada bastante equilibrada e com grandes jogos.

“Talvez a gente não tenha uma ‘surpresa’ como foi com o Tottenham e o Ajax na temporada passada, porque vários times de peso se reforçaram bem para a competição e podem despontar como favoritos. Mas, é futebol. Pode ser que novamente um time que não apareça como principal candidato ao título chegue longe”, comenta.

Perguntados sobre os principais clubes que seriam favoritos para ganhar a competição, os dois entrevistados tiveram visões diferentes.

“Acho que o grupo F pode ser considerado o: grupo da morte. Mas, favorito? Acho ainda cedo, mas o Liverpool (atual campeão), Real Madrid, Barcelona, Juventus, PSG, Bayern, Tottenham, M. City e a Inter, correm por fora num grupo intermediário. E não podemos esquecer do Atlético de Madrid que sempre “belisca” uma vaga na final”, aponta Luiz Oliveira.

“Eu destaco o Liverpool como principal favorito para o título, já que chegam de duas finais nas últimas duas temporadas e continuam mantendo o mesmo nível de atuações. A Juventus também é uma favorita, já que se reforçou muito bem no mercado. Acredito também que o Atlético de Madrid pode ser um time que pode surpreender. Apesar de passar por um processo de reformulação, os jovens valores podem dar certo nas mãos do Simeone”, comenta Cayo Pereira.

Champions League terá VAR

Pela primeira vez, o torneio da Uefa terá o uso de árbitro de vídeo. A estreia acontece nessa temporada de 2019/20. O VAR também será usado nas demais competições organizadas pela entidade europeia. Em 2020, chegará à Eurocopa, que será disputada em 12 países. Depois disso, também aparecerá na Europa League de 2020-21 e na Liga das Nações de 2021.

Leia Também: Liga dos Campeões já tem os oito grupos definidos

Leia Também: O desempenho do VAR no Brasil

Luhan Santos – 6° Período

0 comentário em “Temporada de 2019/2020 da Uefa Champions League estreia nesta Terça (17)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s