Cidade

Mudanças para a emissão da CNH passam a valer a partir desta segunda-feira (16)

Fim da obrigatoriedade do uso de simulador e diminuição da carga horária estão entre as principais mudanças

As novas normas para a emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passam a entrar em vigor a partir desta segunda-feira (16), em todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul. Tais alterações definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) têm o objetivo de reduzir custos e burocracias para a expedição do documento.

Dentre as mudanças mais notadas está o fim da obrigatoriedade do uso de simuladores no processo de aprendizagem. As atividades com esses softwares serão opcionais e, quem ainda assim preferir usar o equipamento, pode realizar até 5 horas de aula com ele, que poderão ser divididas em 10 aulas de 50 minutos. Além disso, está prevista uma redução de cerca de 20% da carga horária mínima para a habilitação de automóveis.

Novas normas na expedição de CNH entram em vigor a partir desta segunda (16). (Foto: Reprodução/Pixabay)

Para o estudante de Engenharia Ambiental, Guilherme Lins, que passou pelo processo de tirar a carteira recentemente, o uso dos simuladores não foi de grande ajuda no processo de aprendizagem, pois eles não são fiéis aos movimentos de um carro real. ”Ao meu ver, o aluno erra mais nas aulas práticas depois de ser posto no simulador. Em muitas ocasiões, o aparelho atrapalha na abordagem dos alunos em um carro de verdade. Manejar um carro real é muito mais fácil do que um carro fictício”, conta. O estudante também ressaltou o alto custo que o processo gera para quem faz os testes.

Outra alteração que passa a valer a partir da data é a emissão a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor ), carteira que autoriza dirigir ciclomotores com motor de até 50 cm³, que não necessitará de aulas teóricas para ser emitida. Além disso, o conteúdo só será oferecido em caso de reprovação no teste prático. A partir de Setembro de 2020, as aulas teóricas terão retorno com a carga subtraída de 20, para apenas 5 horas.

Felipe Pereira – 8° Período

0 comentário em “Mudanças para a emissão da CNH passam a valer a partir desta segunda-feira (16)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s