Pesquisa divulgada na ‘Folha de S.Paulo’ e realizada pelo Datafolha mostra um crescimento significativo da desaprovação do governo de Jair Bolsonaro. O levantamento revela também que a confiança no presidente diminuiu e até seu comportamento foi criticado nas respostas.
Com aprovação de apenas 29%, Bolsonaro segue com a pior avaliação de um presidente no primeiro mandato, considerando Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Lula. Outros dados da pesquisa também chamam a atenção.
Das 2878 pessoas entrevistadas em 175 municípios espalhados pelo país, 44% não confia na palavra de Bolsonaro; 32% consideram que o comportamento do presidente não condiz com o ideal para o chefe do executivo nacional e apenas 24% acredita que Bolsonaro fará um bom restante de mandato.

Os dados foram divulgados em uma semana conturbada para o governo. As críticas à Bolsonaro alcançaram o mundo por conta das queimadas na Amazônia, além das declarações do presidente nas redes sociais sobre a caça de baleias na Noruega e sobre a primeira dama francesa, Brigitte Macron.
O professor de ciências políticas Guilherme Carvalhido comenta sobre a popularidade do presidente: “Essa piora da imagem provavelmente é resultado das posições dele em relação ao meio-ambiente; ao pai do presidente da OAB e em relação a constatação pública do favorecimento da família do presidente”. O professor completa dizendo que “é preciso um apaziguamento do discurso para parar de despencar os índices de popularidade”.
Daniel Fernandes – 8° Período
Pingback: Discurso de Bolsonaro na ONU gera polêmica e comentários nas redes sociais | Agência UVA