Esporte

Parapan-Americano: Brasil termina em primeiro lugar no quadro de medalhas

Brasil tem cadeira cativa na liderança do quadro de medalhas da competição

A comissão brasileira ocupa o primeiro lugar no ranking de medalhas do Parapan-Americano de 2019 em Lima no Peru, com 124 ouros; 99 pratas e 85 bronzes, totalizando 308 medalhas. Mais do que o dobro do segundo lugar, que ficou com os Estados Unidos da América, somando 186 no total.

A competição terminou no último domingo, 1º de setembro, com uma cerimônia de confraternização no estádio Atletico de Videna. O evento, que começou no dia 23 de agosto, contou com 17 esportes com 18 modalidades diferentes. Em sua totalidade, os jogos receberam 170.000 fãs e 1.800 atletas.

Apesar dos grandes resultados, que quase chegaram ao dobro do último Parapan, no ano de 2015 em Toronto, no Canadá, pouco se falou sobre esse evento no Brasil e a repercussão foi muito escassa. A estudante de direito, Verônica Boldrini Guimarães não percebeu muita divulgação sobre o evento: “teve pouca reprodução do Parapan, quase não vi gente comentar sobre isso”, conta.

A aluna do curso de Psicologia, Mariana de Oliveira Gomes da Silva acredita que esses esportes não são considerados tão relevantes como o futebol no Brasil. Ela também se surpreende com a superação desses esportistas: “Acho que o desempenho foi devido ao esforço desses atletas que exibem uma força de vontade incomparável”, comenta.

Vale lembrar que esse evento trouxe mais vitórias para o país do que as Olímpiadas e Pan americano juntos. Ele teve um crescimento exponencial e quebrou recordes e expectativas ao redor do mundo e do comitê em Lima, aumentando os ânimos para o próximo Parapan, que será em 2023, no Chile.

Lucas Teixeira – 7° período

0 comentário em “Parapan-Americano: Brasil termina em primeiro lugar no quadro de medalhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s