Geral Política

Bolsonaro impõe condições para receber ajuda do G7

Liderado pelo presidente francês, grupo tenta enviar recursos para auxiliar no combate ao fogo na Amazônia

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou na manhã desta terça (27), que o G7, grupo das sete nações mais desenvolvidas, faria uma doação de 20 milhões de dólares para ajudar no combate aos incêndios na Floresta Amazônica. No entanto, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro recusou a ajuda no primeiro momento.

Algumas horas depois, Bolsonaro disse que aceitaria a ajuda desde que o presidente francês retirasse o que ele chamou de “insultos” pessoais falados por Macron. A recusa de Bolsonaro chamou a atenção, já que, há alguns dias, o próprio presidente brasileiro falou que não havia recursos para o combate aos incêndios na Amazônia.

Presidente francês fez o anúncio da ajuda em nome do G7. (Foto: reprodução/Twitter)

Para receber ajuda, Bolsonaro colocou algumas condições à Macron. “Primeiramente, o senhor Macron deve retirar os insultos que fez à minha pessoa. Primeiro me chamou de mentiroso. E depois, informações que eu tive, de que a nossa soberania está em aberto na Amazônia. Para conversar ou aceitar qualquer coisa da França, que seja das melhores intenções possíveis, ele vai ter retirar essas palavras e daí a gente pode conversar”, disse o presidente brasileiro.

A especialista em relações internacionais, Juliana Gomes, comentou sobre a atitude de Bolsonaro: “É uma atitude completamente descabida, já que a situação da Amazônia é bem crítica. O Brasil não está em posição de recusar ajuda, muito menos de impor condições para isso, ainda mais por essas condições serem a nível pessoal dos presidentes. Isso não pode influenciar na resolução dessa situação que é urgente”, diz.

Daniel Fernandes – 8° Período

1 comentário em “Bolsonaro impõe condições para receber ajuda do G7

  1. Pingback: Discurso de Bolsonaro na ONU gera polêmica e comentários nas redes sociais | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s