Cultura

No dia Dia Mundial da Fotografia, profissionais contam sua relação com a arte

A fotografia completa 180 anos e deste sua invenção tem mudado a vida de muitas pessoas

Para muitas pessoas, o dia 19 de agosto é apenas mais uma data do ano. No entanto, ela tem um significado maior entre alguns profissionais, pois nesta data é comemorado o Dia Nacional da Fotografia. Substantivo feminino, a palavra fotografia tem como conceito o processo de fixar a imagem de qualquer objeto ou realidade através de sensor digital, com o auxílio de uma luz. Sem iluminação, não há foto.

Esta data é comemorada por ter sido no dia 19 de agosto de 1839 que o governo Francês anunciou o Daguerreótipo, que seria a câmera da época. No entanto, é difícil afirmar quem foi o criador desta arte, já que há várias histórias sobre a criação da fotografia. Apesar disso, há pesquisadores que dizem que a fotografia foi criada por Louis Daguerre, e outros afirmam que, na verdade, Joseph Nicephore Niepce foi o seu grande inventor. O que se pode afirmar é o quão importante a fotografia é para as pessoas, já que uma imagem pode dizer mais do que as palavras.

A fotografia é vista como uma arte. Esta tecnologia é essencial para a construção memória afetiva, como a foto de um aniversário, por exemplo, ou um registro histórico, como a famosa fotografia da Passeata dos Cem Mil, registrada por um dos fotógrafos mais famosos do Brasil: Evandro Teixeira.

Altayr Derossi é professor de fotografia dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da UVA (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor de fotografia da Universidade Veiga de Almeida, Altayr Derossi é apaixonado pelo mundo da fotografia. Ele conta que essa história começou muito cedo e que hoje já são mais de 30 anos de profissão:

“Minha relação com a fotografia é de amor e dedicação. É um prazer escrever com a luz! Para mim, ela é uma arte nobre, e procuro passar sempre este amor para os meus alunos”, comenta o professor.

Assim como Altayr, o fotógrafo Adriano Araújo também começou cedo seu amor pela arte de fotografar. “Comecei fotografando minha irmã com a minha câmera antiga da Sony. Mesmo sendo uma de modelo antigo, as composições ficavam incríveis para tecnologia da época”, conta.

Adriano também comenta sobre seu projeto fotográfico em faculdades públicas. “Após ter uma grana maior, resolvi investir em uma câmera Canon. Com ela, tive a ideia de fotografar alunos das Universidades Federais por apenas 2 reais.”

“Meu objetivo com o Através da Lente é proporcionar um ambiente de descontração no meio acadêmico, que muitas das vezes é carregado pelo peso das provas, trabalho e pressão psicológica”, completa o fotógrafo.

Para Adriano Araújo, a fotografia deixou de ser hobbie e passou a ser um trabalho. (Foto: Arquivo Pessoal)

Tainá Valiati – 7° período

0 comentário em “No dia Dia Mundial da Fotografia, profissionais contam sua relação com a arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s