Comunicação

Usuários do Twitter comentam sobre liberação de usernames inativos

Intenção é liberar nomes de contas que não são mais usadas há, pelo menos, seis meses

O Twitter começará a enviar emails para os usuários inativos com um aviso de que as contas não utilizadas há mais de seis meses serão deletadas e os usernames – os famosos @ – das respectivas contas serão liberados para que outros usuários possam utilizar. O processo de eliminação de contas inativas terá início no dia 11 de dezembro e o processo será gradual, ou seja, elas não serão eliminadas todas de uma vez, mas aos poucos.

O twitter ainda não se pronunciou sobre quando os usernames recuperados estarão disponíveis. Então, é possível que, nos primeiros dias, muitos nomes de usuários ainda não estejam aptos para serem utilizados novamente. A medida vai afetar também contas com usuários falecidos, mas, nesses casos, o Twitter ainda tem dúvidas de como vai identificá-las.

Usuários com contas inativas receberão um e-mail prévio comunicando que as contas serão apagadas (Foto: Reprodução/Pixabay)

Essa prática não é novidade no meio. Em 2013, o Yahoo realizou uma ação parecida de “reciclagem de contas”. Porém, na ocasião, algumas pessoas que conseguiram resgatar os usernames inativos acabaram recebendo o e-mail destinado para o antigo titular da conta.

Caso tenha uma conta inativa, mas não deseje perdê-la, não é necessário twittar algo, mas apenas efetuar o login e seguir as instruções propostas pela plataforma. Então, mesmo que a conta esteja inativa, baseada nos dados da plataforma, é possível manter o username facilmente.

O estudante de Jornalismo e usuário frequente do Twitter, Luhan Alves, vê como positiva a ação. “Essa liberação dos usernames de contas inativas vai ser ótima para as pessoas que continuam utilizando a plataforma frequentemente e que estão insatisfeitas com seus @’s atuais”, disse.

Para Luhan, a possibilidade de recuperar um username de um inativo pode ser benéfica até para aqueles que querem dar um ar mais profissional ao seu perfil.

“Há aqueles que gostariam de usar um nome de usuário mais simples e sério, como o próprio nome e sobrenome, a fim de deixá-lo mais profissional para as empresas, mas não podem pelo @ já estar sendo usado. Muitas das vezes, esses nomes de usuários pertencem a contas inativas, feitas nos primeiros anos da rede social, mas que foram deixadas de lado depois de um tempo”, comenta Luhan.

João Vitor Martins, estudante de ciência da computação e também usuário do Twitter, acredita que a exclusão das contas inativas é boa tanto para quem utiliza a rede social quanto para a plataforma. “Esse processo de ‘reciclagem de contas’ beneficia os usuários, que vão poder utilizar usarnames antes ocupados, e o próprio Twitter, que vai poder ‘limpar’ um pouco mais o site excluindo essas contas que não tem nenhuma função”, comenta João.

O Twitter também confirmou que usernames com menos de cinco caracteres não serão mais aceitos. Então, os usuários que pretendem trocar seus nomes na rede social precisam estar atentos para que eles se encaixem no novo pré-requisito.

Breno Silva – 7° período