Nesta segunda-feira (19) é comemorado o dia nacional do Historiador. A data, que é uma homenagem a Joaquim Nabuco, um dos mais célebres historiadores do Brasil, celebra o profissional que é vital para a construção da memória e identidade do país. Apesar da atividade sofrer com descrença e desconfiança nos últimos anos, ainda se mostra uma das áreas mais importantes do conhecimento humano.

Entender o passado é uma das maiores questões do pensamento humano. Desde a Grécia Antiga, onde viveu Heródoto, considerado por muitos como o primeiro Historiador, compreender os fatos ocorridos com nossos ancestrais é matéria de interesse e debate nas mais diversas esferas da sociedade. ”O homem é um ser social, formado por suas experiências e relações com o seu meio” afirma Giovanni Codeça, professor e coordenador do curso de História na Universidade Veiga de Almeida.
”A importância do historiador está na sua capacidade de fornecer a sociedade instrumentos para formar sua memória, identidade e visão do mundo”, completa.
Sobre o atual momento que a profissão enfrenta, Giovanni acredita que a importância do historiador se torna aina maior em tempos de crises e incertezas. ”Os momentos de crise são oportunidades para a reescrita da história, para a descoberta de novos percursos ou para aprender que nada aprendemos”, comenta o professor.
Esse desbravamento do pensamento e conhecimento humano segue interessando e atraindo as pessoas, como é o caso da estudante de História Lizandra De Oliveira. ”Sempre fui apaixonada por história, desde pequena. Lembro que depois da primeira aula que tive fiquei fascinada por tudo aquilo” conta a aluna, que diz não se ver fazendo outra coisa além de estudar a matéria.
Apesar do amor pela profissão, Lizandra afirma que a carreira não é fácil. A estudante fala sobre a desvalorização dessa ciência e critica desregulamentação por lei da profissão, mas faz questão de ressaltar o quanto valoriza esse conhecimento: ”O estudo da História nos permite compreender o passado e, com isso, a humanidade tem a oportunidade de não cometer os mesmos erros”, afirma.
Felipe Pereira – 8º Período
0 comentário em “Dia Nacional do Historiador marca a importância desse profissional na sociedade”