Esporte

Duelo entre Hamilton e Verstappen incendeia a temporada de Fórmula 1

O britânico e holandês travam disputa acirrada pelo título de campeão mundial em 2021

A temporada de 2021 da Fórmula 1 está intensa, não apenas pela briga direta entre Lewis Hamilton, da Mercedes, e Max Verstappen, da Red Bull, pelo título, mas também pela imprevisibilidade no andamento do campeonato. Para especialistas e fãs do esporte, entrevistados pela Agência UVA, a competição é uma das mais emocionantes dos últimos tempos.

Pilotos de equipes do pelotão intermediário do grid começaram a se destacar corrida após corrida e alguns até conquistaram pódios, como George Russell, da Williams, segundo colocado no GP da Bélgica e Esteban Ocon, pela Alpine, que venceu o GP da Hungria, ambos no mês passado. Mas a grande disputa é entre Hamilton e Verstappen.

Depois de sete anos de domínio total do piloto britânico Lewis Hamilton e da Mercedes, este ano é perceptível uma disputa direta com Verstappen. Com apenas dois pontos de diferença entre os dois pilotos para a classificação do campeonato, há também uma briga direta entre as escuderias – Mercedes e Red Bull.

“Sete corridas, dois pontos, um título.. Quem vai vencer o campeonato mundial”, diz a conta oficial da F-1 no Instagram, referindo-se à disputa entre os dois pilotos:

A disputa não acontece somente dentro das pistas, mas também fora delas. Já são corriqueiras as alfinetadas de ambos os lados, jogos mentais e indiretas. Questionada se essa disputa fora das pistas atrapalha, a jornalista Nathália de Vivo, da F1 Mania, experiente na cobertura de automobilismo, explica que esta disputa nos bastidores tira o foco da pista, apesar de certa cordialidade entre os pilotos.

“Eles ainda estão mantendo o mínimo de respeito, mas estão muito próximos de atravessarem a linha. A temporada está muito boa, disputada ponto a ponto, mas ter essas picuinhas, intrigas e comentários acaba distraindo do que tem verdadeiramente chamado a atenção”, destaca Nathália.

Nathália ainda ressalta quais qualidades tanto de Hamilton quanto de Verstappen que podem fazer a diferença para o encaminhamento do campeonato.

“Hamilton é um cara cerebral, que consegue ler a corrida e reverter situações extremamente desfavoráveis a ele. Já o Verstappen é um piloto muito agressivo e arrojado, às vezes não usa muito a cabeça, mas não dá para trás nas disputas, vence as brigas e mostrou ser um piloto que não se abala pelo jogo psicológico´´, completa.

Para muitos fãs e profissionais especializados no assunto, a temporada de 2021 pode ser considerada como uma das melhores da Fórmula 1, com uma disputa direta entre dois pilotos e por disputas entre as equipes médias. Para a jornalista Rafaela Oliveira, apresentadora do Punta Talks Podcast, especializado em automobilismo, essa pode sim ser considerada uma das melhores épocas da competição.

“A ‘era híbrida'(em que os motores possuem energia elétrica para se impulsionar), os anos de 2017 e 2018, quando são tão espetaculares quanto, mas possivelmente vamos estar afirmando no final do ano que 2021 entrou para os livros de uma das melhores temporadas vistas sim”, opina a jornalista.

Rafaela ainda afirma que somar o máximo de pontos possíveis vai ser a estratégia adotada por ambos os pilotos e não se envolver em problemas, como já aconteceu muito esse ano.

“Hamilton tem a desvantagem de não ter mudado seu motor ainda, e o cenário final sempre foi favorável à Red Bull, com pistas como a do México e do Brasil. Mas a Mercedes ainda pode surpreender e eles tem Hamilton no volante, sem contar que há anos eles não precisam se esforçar tanto no final do campeonato”, finaliza.

E a rivalidade só aumenta. Com a 100ª vitória de Hamilton na categoria, conquistada no Grande Prêmio da Rússia no domingo (26), o piloto inglês não só se garante na briga pelo título, como deixa a sua marca na história da Fórmula 1.

A estagiária de direito Cibele Gomes, de 21 anos, também acredita que essa é uma das melhores temporadas da Fórmula 1 e que até o final, a competição vai estar intensa. Ainda sim, ela confia que Lewis Hamilton vai conquistar seu oitavo título.

“Os dois são bons pilotos, mas acredito que o Max dependa mais da estratégia do que o Lewis. A competição vai ficar mais acirrada do que já está, espero verdadeiramente que acabe com Lewis campeão”, aponta Cibele.

A fã ainda ressalta que o piloto da Mercedes possui uma grande conexão com o carro, o que o ajuda a conquistar grandes resultados. “Ele tem o mindset de um campeão. Ele controla bem as emoções e sabe quando usar o blefe a seu favor”, finaliza.

A próxima corrida está marcada para o dia 10 de outubro, o GP da Turquia, com mais expectativas quanto à competição.

LEIA TAMBÉM: Comissão para diversidade criada por Lewis Hamilton propõe mudanças no mundo do esporte

Maria Eduarda Duarte- 6° período

Com revisão de Bárbara Souza- 8° período

1 comentário em “Duelo entre Hamilton e Verstappen incendeia a temporada de Fórmula 1

  1. Luciana Fernandes

    Parabéns pela matéria, ficou muito boa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s