Tiros e humor para vencer na guerra

Um combate entre dois países muda vidas. E a dos Estados Unidos contra o Iraque mudou, para melhor, a vida de dois rapazes de 20 anos. A história, real, conta de forma engraçada como eles conseguiram ficar milionários e enganar o Pentágono. A premissa é interessante, o enredo é bem contado, a direção e a fotografia são um primor, mas a sensação que fica é de que poderia ter sido melhor.

O filme acompanha a trajetória de David e Efraim, amigos desde a infância, que após anos se reencontram. Trabalhando como massagista, David quer voar mais alto e encontra nos negócios de Efraim o dinheiro que tanto almeja. Juntos, eles entram para o mercado de tráfico de armas e acabam fazendo negócios com o Governo americano. Mas a amizade deles nunca mais será a mesma depois desse episódio.

503456-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxxA direção fica por conta de Todd Phillips, o mesmo da trilogia “Se Beber Não Case”, o que em alguns momentos dê a sensação de déjà vu a quem está assistindo por algumas semelhanças entre os longas. As principais e melhores piadas ficam por conta do ator Jonah Hill e do seu discurso politicamente incorreto. Essa talvez seja a maior graça do filme: fazer rir de situações e falas que geralmente as pessoas se negam a dizer e fazer.

Outro ponto alto é a breve, mas importante participação do galã Bradley Cooper. O ator consegue transitar por diferentes emoções nos poucos minutos em que aparece. A edição e fotografia são fantásticas. Algumas cenas de Bagdá dão vontade de pegar o primeiro voo para conhecer o lugar, sem nem se importar com o terror que domina a região.

O roteiro se perde em alguns momentos, mas se salva em outros, como nas críticas a soberania americana e o xenofobismo. Num todo, a narrativa peca por mostrar o ocorrido pela visão do humor. Com uma rica história, o longa poderia ser um drama, e assim deixaria a maioria satisfeita. Optar por exibir pela ótica de um personagem e através de capítulos não foi a melhor escolha. O tiro, literalmente, saiu pela culatra.


Gabriel Brum – 6 Período

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s