Theresa May renuncia ao cargo de Primeira-Ministra da Grã-Bretanha

Theresa May renuncia ao cargo em meio as incertezas sobre o Brexit

Nesta sexta (24), após uma sequência de tentativas desastrosas de acordo para a saída do Reino Unido da União Européia, a primeira-ministra anuncia que deixará o cargo, aumentando as dúvidas sobre o destino do Brexit. Theresa May deixará o governo no dia 7 de junho, até lá seu  sucessor deverá ser escolhido.

O anúncio da renúncia teve forte influência do fracasso da líder do partido conservador em conduzir as negociações que tirariam o Reino Unido da União Européia. Após três tentativas de acertar os termos do Brexit, as propostas apresentadas pela ministra foram todas derrotadas no parlamento britânico.

IMG_20190524_135355

Theresa May não resistiu a pressão e renunciou ao cargo mais importante da Grã-Bretanha (Foto: Reprodução/twitter)

O professor e cientista político Guilherme Carvalhido fala sobre a saída de Theresa May do cargo. “Com as derrotas do Brexit e a pressão do partido conservador, a primeira-ministra se viu enfraquecida no parlamento. Dessa forma, pela tradição política inglesa, um novo governo deve ser formado, pois esse já não consegue formar maiorias no parlamento para dar continuidade as votações de interesse público. O líder não é mais visto como um representante adequado”, explica.

Theresa May foi escolhida para o cargo justamente para as negociações do Brexit, na qual fracassou. “O Brexit é um grande imbróglio para o Reino Unido. Isto porque diversas consequências da saída da União Européia estão em curso. Pois nos últimos anos o Reino Unido executou diversas ações de integração que deveriam ser feitas para esse acordo, que não tem sido tranquilo. E a primeira ministra estava justamente envolvida nesse processo”, afirma Carvalhido.

Daniel Fernandes – 7° Período 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s