Qual é o segredo para construir uma carreira de sucesso?

A consultora de carreira Clara Nunes comandou palestra exclusiva na Universidade Veiga de Almeida visando contribuir com crescimento profissional dos alunos

Na tarde desta quinta-feira (9), a Agência de Comunicação Institucional da Universidade Veiga de Almeida promoveu um workshop no campus com o tema “LinkedIn e a construção da carreira na graduação”.

Com o intuito de auxiliar os alunos a construir um currículo melhor e aumentar as chances de ofertas de trabalho, a palestrante Clara Nunes, consultora de carreira, articulou sobre a importância de dominar técnicas modernas como o LinkedIn e ofereceu dicas para a formação complementar dos alunos.

Clara apresentou exemplos de como montar o perfil ideal no LinkedIn. Foto: John Willians/Agência UVA

De acordo com Clara, o foco das empresas atualmente é observar a experiência do indivíduo, então é importante destacar pontos em que suas ações, de alguma forma, foram impactantes e contribuíram para a construção de algo ainda maior do que apenas a carreira. 

Durante a palestra, a consultora citou a sigla “CHA”: Conhecimento, Habilidade e Atitude, uma estratégia para lembrar aos alunos dos pontos principais a serem pensados durante a construção de uma carreira profissional.

“É importante fazer as coisas acontecerem, sempre divulgando isso para o mercado, deixando claro que está atualizado em sua área e fazendo este networking”, explica.

Ao conceder uma entrevista para a Agência UVA, a palestrante contou um pouco mais do papel de redes sociais específicas para o mercado de trabalho, como o LinkedIn nos tempos modernos.

“É uma grande rede de relacionamentos, com o papel principal sendo o profissional, que permite a visualização de eventos de empresas, observar estilos e culturas”, explica. 

O evento foi realizado no auditório da Universidade Veiga de Almeida. Foto: John Willians/Agência UVA

Um ponto importante de toda a evolução de novas técnicas pode ser a exclusão de grupos sociais que, sem condições de acesso, não possuem conhecimento digital prévio. Sobre isso, Clara comenta. 

“Grande parte dos processos atuais são feitos através de redes sociais e aplicativos. Sistemas mais tradicionais, como enviar o currículos a parte ou entregar em mãos, estão ficando cada vez mais obsoletos, então acredito que, embora em cargos mais operacionais isso não afete tanto um público com menos renda, em cargos mais estratégicos é necessário sim ter um controle da tecnologia, mesmo que minimamente”, conta a consultora.

A palestra envolveu também atividades como uma simulação de entrevista de emprego. Na foto, a palestrante Clara Nunes com a aluna Caroline Rocha. Foto: John Willians/Agência UVA

“A palestra deu uma luz sobre uma ferramenta que é tão importante para o nosso uso de nós profissionais e estudantes também”, conta Caroline Rocha, aluna do 5o período de Publicidade, e convidada por Clara para realizar uma simulação de entrevista de emprego no palco.

“Além de me ajudar a sanar dúvidas de muito tempo, me fez pensar em como eu posso melhorar o meu currículo no LinkedIn”, continua a aluna, explicando a intenção de complementar um perfil que antes estava mais “básico”.

Durante os momentos finais do evento, a organização sorteou dois alunos presentes para um treinamento individual com Nunes.

“Estou muito feliz em ter sido contemplado. Pelo fato de ela ter muita experiência no recrutamento e seleção de candidatos, sei que vamos aprender muito, de forma a construir um currículo melhor e mais atrativo”, relata Rafael dos Santos, aluno de Jornalismo do 7o período e um dos sorteados para a consultoria.

Já Joana Senes Botinelly, do mesmo período, conta de suas expectativas ao dizer que Clara vai “ajudar naqueles caminhos que a gente sempre fica cheio de dúvidas, se questionando ‘o que fazer, o que colocar, como agir’ e isso vai ser incrível. Com certeza vai agregar muito a tudo que eu já sei”.

Clara finaliza a entrevista expondo sua visão sobre do grande segredo para uma carreira de sucesso atualmente: autenticidade: “é estar conectado com o que você acredita, com a sua verdade, e quanto mais você se conecta a isso, mais sucesso você tem, além de colaborar com outras pessoas de forma genuína, pois funciona como abrir portas, e tudo que é feito volta para você”. “O importante é estar conectado a você”, expressa a consultora.

LEIA MAIS: Desemprego obriga jovens a se profissionalizarem mais cedo


John Willians – 9° Período

Um comentário sobre “Qual é o segredo para construir uma carreira de sucesso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s