Governo venezuelano anuncia reabertura da fronteira com Brasil e Aruba

Desde fevereiro as fonteiras estavam fechadas devido a tentativa da oposição venezuelana de entrar com ajuda humanitária

O vice-presidente de Economia, Tareck El Aissami, anunciou pela televisão nesta sexta-feira (10) que voltará a permitir o trânsito aéreo e marítimo com a ilha vizinha de Aruba e a abertura da fronteira com o Brasil. As fronteiras com a Colômbia e as ilhas holandesas de Curaçao e Bonaire continuarão fechadas.

De acordo com a AFP, o ministro declarou que as fronteiras com as ilhas não serão reabertas “até que os dois países acabem com as hostilidades” referente ao governo de Maduro. Em relação a Colômbia, apesar da divisa permanecer oficialmente fechada, milhares de venezuelanos continuam diariamente se deslocando para o país vizinho por meio de rotas ilegais a fim de evitarem as dificuldades provenientes da crise econômica no país de origem.

Sem título

El Aissami afirma que as  fronteiras com o Brasil e Aruba são mais uma vez restauradas (Foto: Reprodução/Twitter)

Ainda de acordo com o ministro,tanto o Brasil quanto Aruba se comprometeram a não repetir o “lamentável episódio de 23 de fevereiro”. Na época, Maduro ordenou o fechamento da fronteiras dias antes da tentativa da oposição de levar ajuda humanitária aos venezuelanos com o apoio dos EUA. El Aissami alegou em sua declaração que o governo venezuelano tomou a medida para evitar uma “tentativa de violação da soberania nacional”. Porém, confirmou o interesse de Caracas dialogar com os países vizinhos.

Ana Carolina Aguiar – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s