Conversa com diretor da SXSW é um dos destaques do terceiro dia da Rio2C

Louis Black compartilhou histórias de como um dos maiores eventos globais de criação, música e tecnologia do mundo é baseado em cooperação e conteúdo

A grande atração da Rio2C na quinta feira (25), e uma das uma das mais esperadas de toda programação, foi a conversa com Louis Black, uma das mentes por trás do badalado South by Southwest (SXSW), evento global de criação, cinema, música e tecnologia realizado em Austin, no Texas, e em outras cidades americanas. 

O americano (foto abaixo), de 69 anos, subiu ao palco sob uma chuva de aplausos enquanto foi recebido por Rafael Lanzarini, fundador da Rio2C. “Se a Rio2C existe é  porque quando estava em Austin conheci um evento incrível, o SXSW. Fico honrado de estar com uma das mentes por trás disso”, disse Lanzarini.

D5Bcfe5W4AAq5zL (1)

Louis esbanjou simpatia e foi aplaudido diversas vezes. Foto: Divulgação Rio2C

Louis contou para um auditório lotado na Cidade das Artes como a atmosfera da SXSW criou toda uma cultura em torno de Austin, cidade que tem o maior número de startups do mundo, que o próprio considera uma das capitais culturais do mundo. O palestrante disse que a ideia inicial do evento era simplesmente a de unir pessoas para conversar e se comunicar, segundo ele isso talvez explique o sucesso da empreitada. “Não existe diferença entre quem está na platéia e quem está no palco”, contou, completando como o ímpeto pela criação é essencial para o desenvolvimento cultural de uma cidade.

 

“É tudo uma questão de ideia e conteúdo. Não negócios”, disse Louis Black. 

Louis descreveu o início do festival apenas como quatro caras conversando, e que apesar não terem muito dinheiro tinham uma ideia. Com o passar do tempo, a SXSW foi se tornando cada vez maior em números e relevância, envolvendo sua atuação para áreas como o cinema e tecnologia.

Louis

Louis Black (à direita) conversa com Rafael Lanzarini, fundador da Rio2C. Foto: Felipe Pereira/Agência UVA

O convidado fez questão de destacar os aspectos de cooperação como vitais, usando sempre Austin como exemplo. “Quando pedem minha ajuda, não pergunto ‘’por que?’’ e sim ‘como e onde precisa de mim?'”, explicou. Segundo Louis, isso ajudou a criar um grande espírito colaborativo na indústria criativa da cidade, elevando o nível das produções tecnológicas, cinematográficas e musicais da região, dando como exemplo o fato dos produtores de filmes da cidade terem criado um fundo para ajudar o desenvolvimento de jovens que estão começando a filmar também.

No papo, Rafael Lanzarini, ressaltou a natureza criativa do povo brasileiro e o potencial para atingir grande desenvolvimento. “Muitos brasileiros não podem pensar fora da caixa porque nasceram sem a caixa”, brincou o fundador da Rio2C, refletindo sobre as dificuldades econômicas e sociais nacionais. Já Louis se mostrou encantado pela cidade e diz realmente acreditar no potencial da comunidade: “O Rio é uma das mais lendárias capitais culturais do mundo”, disse.

Por fim, o criador do SXSW mandou uma mensagem a quem o estava o assistindo. “Um monte de pessoas não vão entender o que está fazendo, mas continue mesmo assim”, incentivou. Ainda falando sobre as suas realizações, Louis faz questão de exaltar o quanto se considera abençoado e feliz em sua vida pessoal e profissional. “Tudo o que eu faço é divertido. Difícil, mas divertido”, disse.

Em uma palestra que foi interrompida várias vezes por aplausos e felicitações, o veterano deixou conselhos para quem pretende seguir seus passos no mercado da inovação e da criatividade e o tem como referência. “Falem uns com os outros, prestem atenção, não julguem, é tudo muito simples. Relações são criativas”, disse.

LEIA MAIS: Streaming e produções nacionais no centro dos debates da Rio2C

LEIA MAIS: Neurociência é atração em palco alternativo da Rio2C


Felipe Pereira – 7o Período

Um comentário sobre “Conversa com diretor da SXSW é um dos destaques do terceiro dia da Rio2C

  1. Pingback: Documentaristas renomados falam sobre seus trabalhos na Rio2C | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s