Educação Geral

Gráfica responsável pela impressão de provas do ENEM fecha as portas

A RR Donnelley atuava no país desde 2009

A RR Donnelley atuava no país desde a década de 90

A gráfica multinacional RR Donnelley entrou com pedido de autofalência na 1ª Vara Cível de Osasco. Os funcionários compareceram para trabalhar na última segunda-feira (1) quando se depararam com as portas fechadas e com um comunicado anunciando o fim das atividades no Brasil.

Fábrica da RR Donnelley em Tamboré, Barueri (SP) Foto: Divulgação / RR Donnelley

Segundo o comunicado da companhia, a decisão foi tomada devido “as atuais condições de mercado da indústria gráfica e editorial tradicional, que estão difíceis em toda parte, especialmente no Brasil”. A RR Donnelley ainda diz que o pedido se justifica, pois não conseguiria honrar os compromissos financeiros do próximo mês. Em relação aos funcionários, a companhia diz que possui ativos que serão capazes de garantir suas indenizações.

Em 2009, a RR Donnelley ficou responsável por assumir a impressão das provas do ENEM, após elas terem sido roubadas na última gráfica contratada pelo governo. Nos últimos cinco anos, os números pagos pelo governo à gráfica passam de meio bilhão de reais.

O Inep, instituto responsável pelo ENEM, disse que o cronograma não será alterado e que nos próximos dias será anunciada uma solução para a impressão das provas.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Levi Ceregato, informou que o setor tem condições de atender a demanda do ENEM. “Nós temos três ou quatro empresas com a mesma condição de igualdade com a empresa que pediu autofalência. Todas elas têm questão de segurança para não ter nenhum problema com vazamento de informações”.

O fechamento da empresa é mais um capítulo da crise que o setor editorial brasileiro vem sofrendo. No ano passado, as livrarias Saraiva e Cultura entraram com pedidos de recuperação judicial, o que acarretou no fechamento de diversas lojas destas redes pelo país.

Breno Silva / 6° período

1 comentário em “Gráfica responsável pela impressão de provas do ENEM fecha as portas

  1. Pingback: Crise no mercado editorial brasileiro é reflexo de modelo que não funciona mais | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s