Uber busca maneiras de evitar fraudes no sistema de cancelamento de corridas

Alguns motoristas usam regras do aplicativo para não prestar o serviço corretamente e lucrar com as taxas de cancelamento

A Uber vem procurando maneiras para impedir que seus motoristas lesem os clientes forçando-os a cancelar as corridas e pagando as taxas de cancelamento. Dentre as táticas utilizadas pelos funcionários do aplicativo está a ação de parar o veículo longe do ponto de partida fazendo com que o usuário tenha que se deslocar até o carro. Caso o passageiro demore mais que cinco minutos para entrar no veículo, o motorista tem a opção de cancelar a viagem.

Os pilotos podem cancelar as viagens quando os passageiros estão inacessíveis dentro de uma propriedade fechada ou quando estão em lugares em que o local de embarque está sujeito a multas. A empresa orienta seus funcionários sobre as zonas de captação seguras, com o intuito de diminuir essa prática. A Uber também vai monitorar os dados de cancelamento de seus pilotos nos últimos meses buscando aqueles que usam regularmente desse artifício.

Fonte: Divulgação/Uber

Thiago Maia, estudante e cliente regular dos serviços da Uber, dá sua opinião sobre os problemas que estão sendo enfrentados. “Nunca tive nenhum problema envolvendo o cancelamento das corridas. Cancelei viagens apenas umas duas ou três vezes, mas em todas elas tudo ocorreu bem”, afirma.

Quando perguntado se alguma vez algum motorista tentou estacionar longe para forçar o cancelamento, ele respondeu: “O máximo que já aconteceu foi o motorista ter me perguntado se eu poderia encontrá-lo na esquina do meu ponto de embarque. Como não vi problema, eu atendi ao pedido. Ele (motorista) em momento nenhum, agiu de má fé”, garante o estudante.

Thiago acredita que esse problema deve ser mais rotineiro nas grandes cidades. “Aqui, onde eu moro (Campos dos Goytacazes), há um fluxo menor de passageiros e de motoristas. Em lugares como capitais, por exemplo, a demanda é maior, o que deve fazer com que os pilotos tenham mais oportunidades para cometer essas fraudes”.

A Uber relatou que está trabalhando em uma solução de tecnologia avançada para examinar os cancelamentos do mês de Abril. Informações sobre a tal tecnologia, no entanto, ainda não foram divulgadas.

Breno Silva / 6° Período

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s