Teatro em cena

 

Após três anos de pausa, um dos maiores eventos teatrais do Rio de Janeiro retorna ao cenário carioca, comemorando 23 anos de existência. A 20ª edição do Festival de Teatro do Rio de 2016 homenageia e se inspira no diretor, ator e dramaturgo Zé Celso Martinez e tem como objetivo levar aos palcos as diversas formas e linguagens teatrais; promover a troca de experiências de grupos de vários lugares do Brasil e democratizar o acesso à arte. Nesse ano serão distribuídos mais de R$ 50 mil em prêmios. O evento acontece de 01 a 17 de dezembro e reúne mostras de espetáculos com apresentações gratuitas em Copacabana, Barra da Tijuca, Cinelândia, Madureira, Praça Mauá e Paquetá. Oficinas e mesas de debates sobre temas diversificados também estão na programação do festival.

Nascido e idealizado nos interiores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) em 1993, o Festival de Teatro do Rio cresceu, ganhou a cidade carioca e se transformou em uma referência para o mercado teatral brasileiro. Nesta edição, foram 400 inscritos de diversos estados do Brasil. A banca de jurados selecionou 50, grupos com um total de mais de 500 artistas envolvidos. O Festival é dividido em três categorias: “Mostra de Teatro de Rua”, apresentados em espaço público; “Mostra Competitiva de Espetáculos”, obras teatrais de duração maior que 45 minutos e “Mostra de Cenas curtas”, esquetes com duração de até 20 minutos.

estamira-com-logo-19

Plateia do teatro da Cidade das Artes aplaudindo de pé a apresentação. [foto:Duda de Marco]

Essa diversidade na forma de fazer e mostrar o teatro também é uma característica do homenageado do ano: Zé Celso Martinez. Conhecido pela inquietude, irreverência e caráter inovador, a 20ª Edição não apenas o brinda, mas também traz algumas das suas características para dentro do evento. “O Festival está transgressor como Zé Celso, pois, a princípio, a proposta era fazer algo menor, mas transgredimos todos os limites para reunir todas as linguagens possíveis de teatro”, explica Diego Cosmetinni, diretor geral do Festival.

Uma dessas linguagens foi muito bem representada, na última quarta (07), na Cidade das Artes, Barra, pelo consagrado espetáculo “Estamira” – estrelado pela atriz Dani Barros. Com a casa lotada – e com expectadores também sentados nas escadas e escorados nas paredes do teatro –, a peça contou a história de Estamira Gomes, uma mulher de 63 anos, com distúrbios mentais, que morava e trabalhava em um lixão localizado em Duque de Caxias e que filosofa sobre problemas sociais, provocando momentos de risos e choros da plateia, que por vezes fazia as duas coisas juntas. “Excelente! Superou todas as expectativas. A atuação da Dani Barros foi impecável!”, elogia Gustavo Leandro, estudante de teatro da UNIRIO.

estamira-com-logo-3

Peça Estamira, estrelada por Dani Barros. [foto: Duda de Marco].

O grupo de teatro do Vidigal “Nós Do Morro”, homenageado na abertura da edição anterior do festival, também estava presente para prestigiar o evento. A atriz Gleice Uchoa ressalta a importância do festival como uma forma de ampliar o acesso ao teatro para um público que geralmente não costuma frequentá-lo. “É muito bom você ter de graça trabalhos muitos bons e para todos”. Ela também explica que para os atores que estão no palco, e fora dele também, é uma grande oportunidade de aprender com as peças, as linguagens e com grupos do Rio e de fora. “Você consegue entrar no circuito e entender o que tá acontecendo na área pelo Festival de Teatro do Rio”.

Os grupos participantes da competição desse ano estão concorrendo nas categorias de “Melhor Espetáculo Teatro”, “Melhor Espetáculo Teatral”, “Melhor Texto”, “Melhor Direção”, “Melhor Ator”, “Melhor Atriz” e “Visualidade” (cenário, luz e figurino). A programação completa do evento está no site do Festival do Rio.


Yhara Linka- 5º Período- (Agência UVA Downtown)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s