Começam as eliminatórias para a UEFA Euro 2020

Regras confusas e equipes fortes para o sexagésimo aniversário do torneio marcam o ínicio da fase classificatória

euro logo

O torneio entre seleções mais importante da Europa começou nesta semana sua fase classificatória. 55 equipes, divididas em 10 grupos de 5 ou 6 times disputam as 24 vagas para o campeonato. O destaque destas eliminatórias são as novas e confusas regras para a classificação, que agora não vem apenas através dos pontos corridos.

Os times jogam entre si dentro de cada grupo em dois turnos, os dois primeiros de cada grupo se classificam automaticamente para a competição. A novidade é que as demais equipes terão uma nova chance em uma repescagem que leva em consideração a performance dos times na Liga das Nações, torneio também organizado pela UEFA.

Pela primeira vez o torneio não terá um país sede, sendo os jogos espalhados por 12 estádios em vários países, isto porque é a edição do aniversário de 60 anos da competição. O primeiro jogo será no Estadio Olímpico de Roma e a Final no lendário Wembley Stadium, na Inglaterra. Confira abaixo os participantes e favoritos de cada grupo:

Grupo A

euro a

(Foto: Reprodução/Twitter)

Semifinalistas da Copa do Mundo da Russia em 2018, os ingleses são os cabeças e favoritos do grupo A. Com um time jovem e mantendo a base que disputou o mundial da Rússia, a Inglaterra deve ter poucas dificuldades para ser a primeira colocada do grupo, o que acirra a briga pela segunda vaga, especialmente entre República Tcheca e Bulgária, times bem mais fortes que Montenegro e o estreante Kosovo.

Grupo B

euro b

(Foto: Reprodução/Twitter)

Não é exagero dizer que as duas primeiras equipes já estão bem definidas. Holanda e Alemanha devem dominar este grupo, sem dar muitas chances às pequenas seleções da Estônia, Bielorrússia e a tradicional, porém não vitoriosa equipe da Irlanda do Norte. A Laranja Mecânica tem como base forte time do Ajax, mas conta com as estrelas do Liverpool Virgil Van Dijk e Georginio Wijnaldum, além do jovem Frenkie De Jong e do experiente goleiro Jasper Cillenssen, os dois do Barcelona. Já a Alemanha, pressionada pelos últimos resultados ruins, tenta renovar a equipe, mas o técnico Joachin Löw tem seu emprego em risco ao dispensar os ídolos Thomas  Muller, Jerome Boateng e Mats Hummels, importantíssimos na conquista do mundial de 2014.

Grupo C

euro c

(Foto: Reprodução/Twitter)

Duas vagas para 3 seleções de forças parecidas. Suíça, Dinamarca parecem ser as forças à serem batidas nesse grupo, com a Irlanda correndo por fora, mas bem acima de Georgia e Gibraltar. Os dinamarqueses Kasper Schmeichel e Christian Eriksen, e os suíços Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka devem roubar a cena neste grupo.

Grupo D

euro d

(Foto: Reprodução/Twitter)

Portugal é a atual campeã do torneio e ampla favorita do grupo D, com apenas um pouco de incomodo da Sérvia, time da escola Iugoslava de futebol que teve uma boa participação no mundial da Rússia, além de contar com jogadores bem experientes em clubes de alto nível da Europa. Ucrânia, Lituânia e Luxemburgo tem pouquíssimas chances de classificação, possivelmente levando algumas goleadas.

Grupo E

euro e

(Foto: Reprodução/ Twitter)

Possivelmente o grupo mais equilibrado das eliminatórias. Finalista da ultima Copa, o experiente time da Croácia deve passar em primeiro, contando com a força do meio campo formado por Luka Modric e Ivan Rakitic. Já a segunda vaga está em disputa aberta entre País de Gales, Eslováquia e Hungria. A seleção do Azerbaijão é uma incógnita. Com poucas participações em torneios, é difícil uma análise dessa seleção que não tem no elenco nenhum jogador que atua em grandes clubes da Europa.

Grupo F

euro f

(Foto: Reprodução/Twitter)

A poderosa Espanha tem muito a comemorar pelo sorteio, é de longe o time mais forte do grupo, deixando a briga pelo segundo lugar entre Suécia e Noruega. A Romênia, mesmo com sua tradição, não deve ter uma boa participação, assim como as pequenas equipes de Malta e Ilhas Faroe.

Grupo G

euro 8

(Foto: Reprodução/Twitter)

Grupo mais fraco das eliminatórias, aparentemente deixando a Polônia de Lewandovski  e a Áustria de Alaba, Arnautovic e Sabitzer como favoritas, com a Eslováquia oferecendo pouco risco. Israel, Macedônia e Letônia devem brigar pelo quarto lugar e torcer bastante contra os adversários mais fortes.

Grupo H

euro h

(Foto: Reprodução/Twitter)

Grupo bastante duvidoso, muito por conta da incerteza da teoricamente favorita, Itália. Se conseguir jogar o bom futebol de outros tempos, pode se classificar com facilidade. O segundo lugar será bem disputado entre Bósnia e Grécia, com uma surpresa da seleção da Armênia, superior à Liechtenstein e Finlândia.

Grupo I

euro i

(Foto: Reprodução/Twitter)

A fortíssima seleção belga, favorita inclusive para estar entre as finalistas da Euro 2020, muito provavelmente será a primeira colocada, e a segunda vaga tem uma disputa simples entre a anfitriã da ultima copa, Rússia e a seleção da Escócia. Chipre, Cazaquistão e San Marino não parecem oferecer nenhum perigo para as seleções mais fortes.

Grupo J

euro j

(Foto: Reprodução/Twitter)

A campeã mundial, França, mantém praticamente o mesmo time que disputou a ultima copa, portanto não deve ter neste grupo um adversário à altura. Já o segundo lugar terá uma interessantíssima disputa. Anos atrás seria considerado loucura dizer que a Islândia teria alguma chance se competir por uma classificação, hoje isso já é uma realidade com a participação do time nórdico na Euro 2016 e na copa da Rússia. A sensação da ultima edição do torneio deve disputar a segunda vaga com o forte, porém, envelhecido time da Turquia. Albânia, Moldávia e Andorra são times bem fracos e com chances mínimas de brigar, mesmo pelo segundo lugar.

As eliminatórias vão de 21 de março até 31 de novembro de 2019. A UEFA Euro 2020 será disputada entre 12 de junho e 12 de julho.

Daniel Fernandes – 7° Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s