Trump recebe Bolsonaro na Casa Branca

Os presidentes americano e brasileiro falaram sobre Venezuela, economia, entrada do Brasil na OCDE, além de trocarem elogios e camisas de futebol 

bolsotrump

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e o presidente dos EUA, Donald Trump, durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington (EUA) Foto: Isac Nóbrega / PR (Fonte: EBC)

O presidente Jair Bolsonaro se encontrou nesta terça-feira (19) com o presidente americano Donald Trump. Bolsonaro foi recebido no salão oval da Casa Branca, em Washington, onde está desde domingo (17), para sua primeira visita oficial aos EUA, a segunda viagem internacional de seu mandato. O presidente se hospedou na Blair House, residência que o governo norte-americano reserva para chefes de Estado em visitas oficiais.

Durante o encontro, Trump afirmou que apoia o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas não deu detalhes. Desde a campanha eleitoral, em 2018, o presidente Bolsonaro defende uma maior aproximação do Brasil com os EUA. Em discurso em um evento na capital americana, na segunda-feira (18), ele declarou que deseja um Brasil “grande”, a exemplo dos planos de Trump para seu país. Bolsonaro já foi inclusive chamado de “Trump dos trópicos” pela imprensa estrangeira.

Outro tema abordado, que não poderia deixar de ser discutido, foi a grave situação da Venezuela, dos pontos de vista social, político e econômico. Brasil e EUA não reconhecem mais o governo de Nicolás Maduro, que chamam de ditador e consideram o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino. Até mesmo uma intervenção militar no país chegou a ser cogitada, mas essa hipótese logo foi descartada. Nenhuma ação nova e concreta foi anunciada durante a coletiva.

Em um momento de descontração e até de demonstração de proximidade entre eles no evento, os presidentes trocaram camisas das seleções de futebol do Brasil e dos Estados Unidos e citaram a admiração mútua pelo ex-jogador Pelé. Ainda nesta terça, Bolsonaro terá uma reunião com lideranças religiosas dos EUA e um jantar de trabalho antes do retorno para o Brasil. Ele deve chegar em Brasília nesta quarta-feira (20).


Matheus Marques – 7º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s