Cada vez mais tem crescido o número de crianças interessadas em teatro

Por Gabriel Murillo Monteiro

“Tem gente que nasceu para brilhar: é o caso da querida Larissa Manoela”. Com essa frase, o ator e diretor Selton Mello aplaude o talento da atriz. A jovem faz parte de um grupo de artistas que começaram a atuar muito cedo. “Sempre gostei do meio artístico, desde pequenininha. Gostava de desfilar na minha casa com as roupas da minha mãe e de tirar fotos”, declara a atriz. Seu primeiro trabalho foi aos seis anos. Atualmente, aos 17, ela não pretende parar tão cedo. “Atuar desde criança é uma grande realização. Tive que correr atrás, nada foi fácil, mas o trabalho sempre foi uma diversão para mim”.

Assim como Larissa Manoela, há crianças que sonham estrelar peças, filmes e novelas. Já outras são incentivadas pelos pais, por terem um talento nato. Foi o que aconteceu com Malu Rodrigues. A jovem de 25 anos começou a trabalhar quando era apenas um bebê. “Eu era um neném muito bonitinho, por isso minha família me levou para uma agência. Fui crescendo fazendo teatro. Tudo aconteceu naturalmente, eu me apaixonei pelos palcos”. A atriz comenta que crescer no meio teatral chegou a ser desgastante, mas divertido. “Tive de abdicar de algumas atividades. Não pude ir a muitas festinhas de 15 anos, mas tudo sempre foi muito gostoso. Para mim, não era um trabalho e, sim, uma brincadeira”.

Malu Rodrigues se apaixonou por Artes Cênicas quando estrelou o musical A Noviça Rebelde. Da mesma forma ocorreu com Larissa Manoela. Hoje, dez anos depois, ambas retornam à peça, tornando-se inspiração para as crianças que atuam no espetáculo. É o que diz a pequena Duda Batista, de sete anos. “Acho Malu Rodrigues e Larissa Manoela muito talentosas. Quando crescer, quero ser como elas”. Mesmo tão jovem, a menina já participou de diversos trabalhos artísticos. “Quando eu tinha uns quatro ou cinco anos fiz um comercial. Depois, fui fazendo algumas peças de teatro. Logo, fui virando uma atriz”.

duda batista e thiago henrique

Os pequenos Duda Batista, de 7 anos e Thiago Henrique, de 12, mesmo tão novos, esbanjam talento Foto: Richard Aguiar

Thiago Henrique, de 12 anos, que interpreta o personagem Kurt no musical, compartilha o mesmo sentimento. “Sempre gostei muito de teatro. Se der certo, pretendo viver disso, porque eu adoro”. Assim como Thiago e Duda, muitas crianças têm se interessado pela arte, é o que indicam os dados da Escola de Atores Wolf Maya. Por ano, cerca de 30 a 40 crianças ingressam em cursos de atuação.

A professora de teatro Ana Priscilla Lacerda comenta que novelas infantis e programas como The Voice Kids têm atraído crianças para os palcos, principalmente para o teatro musical. Além disso, ela acredita na importância das aulas teatrais para o público infantil. “Para o crescimento da criança é importante atividades que promovam a socialização, o trabalho em grupo, que podem ensiná-las a ter responsabilidades desde cedo. O teatro faz bem isso”.

Crianças No Ensaio

As crianças do musical A Noviça Rebelde em um dos ensaios da peça Foto: Richard Aguiar

Esse crescimento se deve, também, ao fato do palco ser visto pelos pequenos como uma nova forma de diversão. É o que relata o diretor e professor teatral Felipe Coelho. “A criança, sem perceber, faz teatro nas suas brincadeiras, criando realidades de forma verdadeira. Quem nunca brincou de médico ou de polícia e ladrão?”. Ele também defende que todas as pessoas deveriam ter aulas de encenação desde a infância. “Quanto mais cedo o contato com as linguagens artísticas, mais sensibilidade e empatia o ser humano terá”.

O teatro é uma ferramenta artística que pode trazer benefícios para o ser humano como alegria, diversão e sonhos, portanto, incentivar a prática em crianças torna-se fundamental. Como dizia o filósofo Arthur Schopenhauer: “Não ir ao teatro é como fazer a toilette sem espelho”.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.


Reportagem produzida para a disciplina de 5º período Projeto Interdisciplinar em Jornalismo Impresso

32 comentários sobre “Cada vez mais tem crescido o número de crianças interessadas em teatro

    • Acho que a matéria é bem relevante. O incentivo é importante. Só gostaria de ressaltar que poderia haver oportunidades para crianças de baixa renda. Parabéns pela matéria

  1. Parabéns pela matéria, colocou de forma muito clara e mostrou como é importante ter por exemplos para se espelhar e seguir adiante buscando melhorar sempre!

  2. Acho que a matéria é bem relevante. O incentivo é importante. Só gostaria de ressaltar que poderia haver oportunidades para crianças de baixa renda. Parabéns pela matéria

  3. Parabéns pela matéria, colocou de forma muito clara e mostrou como é importante ter bons exemplos para se espelhar e seguir adiante buscando melhorar sempre!

  4. Excelente reportagem, trazendo uma consciência social, educativo diante de tantos problemas que a nossa sociedade vem enfrentando ao longo de tantos anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s