Saiba a importância da adoção de animais domésticos

Cerca de 40 animais domésticos submetidos a situações degradantes foram resgatados pela polícia na última semana. Uma clínica veterinária, no Rio de Janeiro, mantinha cães de raça confinados para reprodução e venda de seus filhotes. Eles estavam sendo mantidos em condições precárias de higiene e alimentação. O médico veterinário responsável pelos maus tratos está preso e os animais estão recebendo os devidos cuidados para se recuperarem.

Devido a fatos como esses, é cada vez mais necessária a existência de pessoas dedicadas a cuidar dos animais. Uma delas é Katia Abreu, que faz parte do projeto Lar Doce Lar, cujo objetivo é resgatar cães e gatos da rua. Todos são castrados e colocados para a adoção, recebendo os devidos cuidados, como alimentação e remédios. “As pessoas não têm noção de que não há por trás nenhuma estrutura de patrocínio. É o dinheiro do nosso salário. Algumas aqui são faxineiras, tem um salário de mil e poucos reais para sustentar uma casa e conseguem fazer a proteção mesmo assim”.

young-2293890_1920

Clínica veterinária mantinha cães de raça confinados para reprodução e venda de seus filhotes Foto: Pixabay

O projeto Lar Doce Lar também conta com a ajuda da advogada Daniele Vasconcellos. Ela cita que há casos de indivíduos que criam os animais trancados em um quarto, para que eles reproduzam continuamente, como aconteceu com os cães resgatados pela polícia. As fêmeas submetidas a esse tipo de situação podem desenvolver câncer no útero. Por isso, ela defende que o brasileiro deveria adotar. “No Brasil, o animal é um comércio. Em alguns países, como a Holanda, isso é proibido e a adoção é incentivada. Você quando adota, não fomenta esse mercado imundo de comércio e sofrimento animal”.

A advogada também explica que o Brasil tem poucas políticas públicas de castração, de adoção e de investimento social em abrigos. “Uma cadela e uma gata podem ter muitas gestações ao longo da vida. Se elas estiverem na rua, vão cruzar e gerar mais gatinhos e cachorrinhos, que vão ficar abandonados”. Segundo Danielle, a adoção, somada com a política da castração, é muito importante para a diminuição desse número de animais desabrigados. “Tanto o gato quanto o cachorro resgatados vão satisfazer a sua alegria de ter um bicho de estimação, sem contar com a satisfação que você vai ter de saber que ele foi tirado do sofrimento, do frio e da fome.”


Letícia Montilla – 6° período

Um comentário sobre “Saiba a importância da adoção de animais domésticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s