CCBB comemora Dia Nacional do Surdo

20180923_152625

Ator e educador Augusto Machado na atividade Lugar de Criação, no dia 23 Foto: Leticia Heffer / AgênciaUVA

26 de setembro. Dia Nacional do Surdo. Essa é uma data importante para refletir sobre aqueles que constantemente lutam por igualdade e principalmente inclusão na nossa sociedade. Em comemoração ao dia da pessoa com deficiência física, o Programa CCBB Educativo de setembro organizou uma programação especial.

No programa, que vai do dia 21 até dia 30 deste mês, o público poderá conhecer mais sobre a cultura surda em atividades desenvolvidas pelos educadores do museu, como o aprendizado de Libras por meio de histórias contadas para crianças e adultos. Além disso, o programa conta com visitas feitas em Libras para pessoas com deficiência visual e autistas.

O CCBB já conta com atividades como audiodescrições das exposições e visitas mediadas em Libras, porém, agora em setembro, elas serão intensificadas por ser o mês do Orgulho Surdo e a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência. É uma forma de celebrar as lutas e conquistas das pessoas com deficiência.

A partir do dia 24 ao dia 28, o público poderá trocar conhecimentos sobre a cultura e seu idioma com uma série de dinâmicas, não só feitas pelos educadores, como também, com a colaboração do educador e ator surdo Augusto Machado.

Ele também participou da atividade Lugar de Criação, onde crianças e adultos puderam participar da atividade e aprender de forma bem didática um pouco mais sobre o universo da Língua Brasileira de Sinais.

 

 

 

Para a estudante de pedagogia, que quer se formar em adepta de Libras, Sarah Coelho, de 22 anos, o evento foi essencial para ajudá-la a adquirir mais conhecimento. Sarah atua no meio, ela trabalha em campo na Escola Municipal Benjamin Franlin e diz o quão importante é o evento para a sociedade. “Achei muito interessante, muito bom! A gente que quer trabalhar com isso, ver o surdo presente na sociedade, é muito bom! Fiquei muito emocionada!”.

Segue abaixo a programação do evento:

24, 26, 27 E 28 DE SETEMBRO | SÁBADO A QUARTA-FEIRA | 15H ÀS 17H | LOCAL: TÉRREO

Dia Nacional do Surdo – De mão em mão 

O CCBB educativo propõe de uma forma lúdica uma troca de conhecimentos sobre a cultura surda e seu idioma, com uma série de dinâmicas desenhadas pela equipe do Educativo em colaboração com o educador e ator surdo Augusto Machado.

Visitas Mediadas especiais para públicos com deficiências

Na ocasião do Dia da Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Surdo, o Programa CCBB Educativo promove Visitas Mediadas adicionais para pessoas surdas, pessoas com deficiência visual e com autismo.

Visitas Mediadas em Libras – 27 DE SETEMBRO | QUINTA-FEIRA | 17H

Visita Mediada para público com deficiência visual – 28 DE SETEMBRO | SEXTA-FEIRA | 17H/  30 DE SETEMBRO | DOMINGO | 11H

Visita Mediada para público autista – QUARTA A SEGUNDA | 10h ÀS 20H

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde todos os públicos são acolhidos em suas diferenças e singularidades, afirmando o compromisso do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão. O espaço conta com vídeos em libras e audiodescrição sobre destaques das exposições em cartaz.

Para mais informações visite o site do CCBB.


Leticia Heffer- 7º período

Um comentário sobre “CCBB comemora Dia Nacional do Surdo

  1. Pingback: Dia Nacional do Surdo ajuda na conscientização da importância de aprender Libras | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s