Dia Nacional do Surdo ajuda na conscientização da importância de aprender Libras

É comemorado hoje (26) o Dia Nacional do Surdo. A data foi escolhida pois é o aniversário da criação da primeira escola de surdos do país, fundada em 1857 pelo professor francês Eduard Huet, que era deficiente auditivo. O Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), como é conhecido hoje, fica localizado em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Durante o Setembro Azul, como é chamado o mês dos surdos, comemora-se no dia 30 o Dia Internacional do Surdo e o Dia do Profissional Tradutor.

As datas servem para reforçar a luta de pessoas que normalmente só querem poder se comunicar, sem preconceito e com mais inclusão. Em 2010, segundo o censo do IBGE, 5,1% da população possuía algum tipo de deficiência auditiva, o que representa cerca de 9,7 milhões de brasileiros. Por isso, cada vez mais eventos de conscientização sobre a acessibilidade dessas pessoas têm sido realizados, mas apesar da conquista, ainda há o que fazer.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o segundo idioma oficial do Brasil, mas a luta por mais escolas bilíngues, nas quais alunos surdos e ouvintes possam ter a oportunidade de aprender juntos, ainda é presente. Por achar interessante e pensando em seus futuros pacientes, a estudante de psicologia Gabrielli Martins, de 20 anos, estudou Libras. Ela não se considera fluente e pelo curso não ser reconhecido pelo MEC, não a capacita como intérprete. Ainda assim, garante que aprendeu bastante e consegue se comunicar bem. “Eu posso ter pacientes que são surdos. Eles também precisam de atendimento como qualquer pessoa, mas nem todo mundo os entende. A gente se importa demais em saber inglês, espanhol, mas saber falar em Libras não acontece muito, por mais que seja a segunda língua oficial do país”.

Tendo essa preocupação, pesquisas apontam que o número de deficientes auditivos no Brasil só deve crescer. Além do aumento da população idosa, que com a idade podem desenvolver alguma deficiência auditiva, os problemas que poderiam ser reversíveis, se constatados até os seis meses de idade, só são realizados no Brasil depois dos quatro anos, em sua maioria. Não é apenas nos pequenos que isso é enfrentado, nos adultos o uso de aparelhos de som com fone de ouvido em alto nível ajudam a causar surdez.

O estudante de publicidade Peterson Lopes, de 21 anos, se comunica tranquilamente por Libras. Essa aprendizagem veio por vontade própria, pela possibilidade de ajudar essas pessoas, que segundo ele são esquecidas pela sociedade. “Um dia me deparei frente a esse problema de não conseguir falar com um surdo, a partir disso fui assistindo vídeo-aulas e aprendendo com um conhecido que tem deficiência auditiva. Foi uma aprendizagem sensacional e que me orgulho sempre”.

A importância em aprender Libras é diária, visto que vivemos em uma sociedade que busca uma maior inclusão. Cursos grátis estão disponíveis pelo Brasil inteiro. Um deles é o curso ministrado pelo grupo de Mídias Digitais da Universidade de São Paulo (USP), que é voltado a todas as pessoas surdas ou ouvintes com interesse na Língua Brasileira de Sinais. Outra oportunidade também é dada pelo Programa Estudo Para Todos, em Rio Preto, São Paulo, que desde o mês de julho, iniciou o curso de Letramento em Libras I. Desde então, vem dando continuidade mais avançadas. Sem contar com a nova geração de youtubers surdos, que vem ensinando a língua na internet.

texto

Aula do curso de Letramento em Libras I Foto: Divulgação / Programa Estudo Para Todos


Eric Macedo – 7º período e Vinicius Dias – 7º período 

Um comentário sobre “Dia Nacional do Surdo ajuda na conscientização da importância de aprender Libras

  1. Pingback: CCBB comemora Dia Nacional do Surdo | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s