Ícones do Movimento Negro: histórias de luta e conquista

Representatividade é um assunto que anda em pauta nos dias hoje. Mas não é de agora que pessoas decidem representar, de alguma forma, os interesses políticos de um determinado grupo. Por exemplo, o movimento negro, no Brasil, é bastante representado pelo Zumbi dos Palmares, escravo que comandou um quilombo em 1680, em Alagoas, e foi considerado o maior herói do movimento negro brasileiro. Portanto, esteve à frente da luta desde muito tempo.

Com o passar dos anos, muitos outros movimentos de resistência e luta do movimento negro aconteceram e, com isso, outros líderes nasceram, estando presente em grandes discussões, formulando projetos de lei contra a discriminação racial e que até mesmo precisaram se esconder para continuar vivendo. Para a psicóloga e professora Jaqueline Gomes, que vivenciou o racismo durante sua formação, o principal impacto do racismo está na falta de representação de suas produções. “Existe muito mais um preconceito epistemológico, que é reproduzido por pessoas que se utilizam dos nossos saberes sem referência e sem valorização”.

Logo, como é importante conhecer e divulgar a vida desses ícones que lutaram por visibilidade de forma legítima. Conheça algumas pessoas que lutaram e lutam pelos direitos dos negros, inclusive durante o período de regime militar.

Este slideshow necessita de JavaScript.


 Vinícius Dias

Reportagem realizada para a disciplina Oficina Multimídia

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s