As crianças vêm se adaptando a uma nova rotina. A pandemia de Covid-19, que se espalhou pelo Brasil, tornou-se um grande desafio para todos, principalmente para aqueles que precisam exercer novas funções com os pequenos dentro de casa. Desde comerciantes que tiveram seus estabelecimentos fechados a médicos com rotinas totalmente alteradas e arriscadas, a adaptação em geral está sendo uma tarefa bem difícil.
Com a mudança repentina, as crianças que antes frequentavam escolas, parques, festas, cinemas e outras atividades comuns do dia a dia, hoje enfrentam a dificuldade de terem que se adaptar a espaços menores, fixos e, por vezes, entediantes. Por conta disso, muitos pais têm se desdobrado para encontrar meios de conciliar a nova rotina de trabalho com a também nova rotina de seus filhos.
O apoio dos responsáveis é fundamental nesse momento, mas nem sempre isso é uma tarefa fácil. Márcia Jacomim Martins, de 33 anos, mãe da Manuella, de 10, e Júlia, de 1, tenta manter a calma e agir naturalmente, o que julga ser difícil e cansativo, já que além de desempenhar todas as suas funções como mãe, agora tem que ser também professora: “Não estou dando conta de tudo”, reflete.

A recomendação da pediatra carioca Inês Dantas para que as crianças se mantenham saudáveis psicologicamente, basicamente, é promover atividades que preencham seu tempo, seja com brincadeiras saudáveis, ou chamadas de vídeo, sempre impondo limites: “É importante os pais controlarem o horário de exposição às telas, vigiando o conteúdo acessado nas redes e reservando um tempo diário para as atividades escolares”, esclarece.
Preencher o tempo com atividades lúdicas também parece ser uma boa opção. Helena Barcelos, de 3 anos, tem aproveitado o isolamento social para curtir um lugar bem diferente do apartamento onde mora, na Tijuca: o quintal da casa da avó, em Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Com mais espaço para brincar e com mais companhias para se distrair, Helena não parece querer voltar para casa: “Aqui eu pulo amarelinha e vejo filme todos os dias”, diz ela, com toda a sua inocência, sem saber de fato tudo o que se passa lá fora.

Foto de Arquivo Pessoal
*Matéria produzida pelo aluno José Paulo Gonçalves Sobral Silva para a disciplina Teoria e Técnica da Notícia, ministrada pela professora Maristela Fittipaldi.
PARABÉNS, José Paulo!!Bjs!
Obrigado, professora!
Parabéns!
Parabéns meu filho! Você vai longe! Estou muito orgulhosa de você!
Parabéns, meu neto. Muito bom o seu texto. Claro e objetivo. Estou orgulhosa de você. Futuro promissor.