Ainda dá tempo de visitar a exposição ‘Ex Africa’ no CCBB do Rio

Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio até a próxima segunda-feira, dia 26 de março, a exposição “Ex Africa” é a maior mostra de arte africana contemporânea já reunida no país. A partir da transformação de materiais, artistas como Ibrahim Mahama exploram temas como globalização, migração, comodidade e intercâmbio econômico em suas obras. O intuito é ampliar o debate da herança africana na formação da identidade brasileira.

A mostra conta com diversas salas com fotografias, esculturas, pinturas, vídeos, performances, obras interativas e ainda um espaço dedicado ao afrobeat, música popular da cidade de Lagos, na Nigéria. Ao todo, são 80 obras de 18 artistas africanos e dois brasileiros.

Leticiahefferccbb7

A realidade de um passado explorado é transmitido por meio das fotografias que captam a vida dos nativos e do continente, trazendo uma visão de resistência e força. “Mostra que temos herança africana na nossa identidade e que somos privilegiados por isso”, diz a estudante de Letras Juliana Costa Boas, 19 anos. Edivan Anjo, 23 anos, concorda. Ele conta que se emocionou e ficou feliz ao ser apresentado a uma África que vai além de doenças e seca. Diz ainda que gostaria de ver a representação de alguns outros países africanos.

leticiahefferccbb8

O CCBB também está com outros projetos que dialogam com a exposição, como a peça de teatro “Preto”, a mostra de cinema “John Akomfrah – Espectros da diáspora” e uma edição especial do projeto musical “Madrugada no Centro”. Tudo para proporcionar ao visitante a reflexão de uma sociedade mais igualitária e que promova o respeito à diversidade.

O CCBB do Rio fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, e o horário de funcionamento é de 9h às 21h, de quarta a segunda. A entrada da exposição “Ex Africa” é franca e a classificação é livre.


Leticia Heffer – 6 periodo

Um comentário sobre “Ainda dá tempo de visitar a exposição ‘Ex Africa’ no CCBB do Rio

  1. Nossa, que matéria maravilhosa, muito bem escrita e com detalhes minuciosos. Demonstra atenção aos mínimo detalhes. Parabéns pela autora do artigo. :]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s