Para geeks e gamers cariocas

O universo dos geeks, nerds e gamers tem se tornado cada vez mais cool com a popularização de jogos – como o fenômeno League of Legends –, dos desenhos japoneses, cada vez mais adaptados para o cinema ocidental – vide os recentes lançamentos “Power Rangers” e “The Ghost In The Shell” –, além do recente estouro das séries por streaming. Sendo assim, os eventos voltados para este público específico vêm sendo absorvidos pelo calendário cultural de diversas cidades ao redor do mundo, tais quais a Comic-Con, de San Diego, e Comic-Con Experience, em São Paulo. E é neste contexto que surge uma nova convenção do gênero, agora, em terras cariocas: o Geek & Game Rio Festival.

Percebendo o potencial que conferências deste tipo possuem entre os jovens, a Universidade Veiga de Almeida e a Produtora Fagga | GL Events Exhibitions, responsável pelo GGRF, fecharam uma parceria, no qual a UVA aturá como apoiadora exclusiva de ensino superior.  E o acordo não engloba a universidade apenas institucionalmente, mas também os estudantes, por meio de uma aliança entre os cursos de Jornalismo, Publicidade, Pedagogia e Turismo. Os alunos desses quatro cursos que participarão do evento já estão sendo preparados para pôr em prática durante os quatro dias da convenção as atividades que farão parte do dia-a-dia das profissões de cada um.

infoUVA (1).......A iniciativa prevê uma prática profissional para os universitários, envolvendo produção e realização de eventos, cobertura jornalística, além de trabalho com crianças envolvendo as culturas geek e gamer. “Em nenhum momento nós pensamos em chamar os alunos só para trabalharem de graça”, declara a representante da Fagga e responsável pelo projeto, Paula Wiederkher. “Nós estamos contratando funcionários para trabalharem. A intenção é promover essa vivência, para que os alunos possam adquirir mais experiência para quando forem entrar no mercado de trabalho”.

O evento – que será realizado entre 21 e 23 de abril, no Riocentro – contará com um amplo leque de atividades para o público, nas quais os alunos participantes estarão inseridos. Como, por exemplo, o Gamer Stadium – onde acontecerão os campeonatos de vídeo games com as equipes convidadas pela produção –, a Hiker Station – na qual serão realizados os painéis sobre literatura, cinema, quadrinhos e séries de TV com a presença de personalidades brasileiras e internacionais –, além do aguardado Cosplay Awards, que premiará os melhores cosplayers da primeira edição do Geek & Game Rio Festival e será apresentado pela drag queen Lorelay Fox. E, essas, são apenas algumas das atrações preparadas para o público.

Ademais, o acordo fechado entre a Universidade Veiga de Almeida e a produtora do evento também prevê ações promocionais da instituição de ensino durante o evento, com a presença de professores da área de design, por exemplo – afinal, este ano, a UVA lançou a graduação em Jogos Digitais, tornando o encontro ainda mais propício. Além disso, com o contrato de parceria, todos os alunos da Veiga de Almeida terão 20% de desconto no valor do ingresso – e esse valor off poderá ser acrescido à meia-entrada solidária, mediante a doação de um livro no momento da compra do passe.


Daniel Deroza – 5º Período

Um comentário sobre “Para geeks e gamers cariocas

  1. Pingback: Games e o desenvolvimento infantil |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s