Teatro

Além do horizonte

Na última quinta-feira, 6, o auditório da Universidade Veiga de Almeida foi palco de um momento especial para os colaboradores da instituição. Em um clima fraternal, todos os presentes tiveram o privilégio de assistir à peça teatral “Navegar É Preciso”, escrita e estrelada pelo ator luso-brasileiro, Tony Correia. O ambiente foi harmônico, de muita interatividade e fez jus à proposta do evento, que contou ainda com a presença de gestores e coordenadores das Secretariais de Educação do Município e do Estado.

O espetáculo conta a história de grandes viajantes portugueses, que, incorporados pelo espírito de equipe, liderança e solidariedade, desbravaram mares até então desconhecidos. A peça é um incentivo à prática de conceitos necessários para todas as pessoas que desejam crescer na vida e desenvolver grandes projetos. Ela destaca, principalmente, a importância da troca de conhecimentos e a necessidade do indivíduo de persistir para alcançar os objetivos com os quais sonha.

20170406_195639(0)
Tony Correia em cena [foto: Leonardo Marques/Agência UVA].

Para enriquecer a temática, o ator cita os feitos marcantes na história das grandes navegações, bem como na vida de seus respectivos navegadores. Além disso, ele relata o quanto o espírito de determinação é, desde os primórdios, extremamente necessário. “Quando os ventos traziam aquelas nuvens que escureciam o céu, em meio as tempestades, por qual motivo nenhum deles desistia? A resposta é: Navegar é preciso, no sentido de transformar uma tarefa em missão”, afirma.

Vasco da Gama, Cristóvão Colombo e Fernão Dias, personalidades da tradicional Escola de Sagres e idealizadores das rotas de grandes descobertas, são os nomes de maior importância exaltados durante a narração. Tony busca enfatizar o quanto essas lideranças foram perseverantes e importantes para a história das conquistas portuguesas e de toda a humanidade.

Com lirismo, musicalidade e poesia, o espetáculo expõe as lágrimas e os sofrimentos de todos os que embarcaram dentro das naus, durante a busca de Portugal por novas terras. Ao declamar poemas de Carlos Drummond Andrade, Fernando Pessoa e Luís de Camões, sob o ritmo de belíssimas músicas eruditas, o ator faz o espectador perceber que o amor e a bondade são a base para tudo. Mesmo na hora de muita dor, todos podem vencer. Ao final, essa é a maior lição que o público pode extrair da peça.


Leonardo Marques – 8º Período

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Além do horizonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s