Arte Diversidade Humana Participe da notícia

A cultura brasileira que muitos não conhecem

A exposição “Saudade é uma Palavra Brasileira” explora como o povo do país sente e interpreta esse sentimento. Saudade é um termo exclusivo da língua portuguesa, que carrega consigo uma grande amplitude de significados, ou seja, é um privilégio que poucas nações do mundo têm. Em outros idiomas, existem frases que expressam o mesmo sentido, mas não há outros lugares que sintetizem o conceito em tão poucas letras.

De todos os lugares do planeta, o Rio – em especial – tem explorado mais esse sentimento nos últimos anos. A terra dos sambas, das bossas, dos chorinhos, das poesias e dos amores perdido expressa, em suas músicas, o sentimento contido nessa palavra. Saudade de alguém; saudade de um lugar; saudade de uma sensação. Esse conceito é quase uma base para a cultura carioca.

O objetivo da exposição, localizada em Santa Teresa, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, é mostrar como – atualmente – as pessoas se esquecem do gênero musical mais importante do país e como tudo que foi feito nesses últimos cem anos é rico, mesmo sendo pouco lembrado. “O valor do samba é gerar renda para quem faz a segurança e a limpeza, para aqueles que vendem a cerveja e a pipoca, para todo mundo. É proporcionar um evento cultural para eles e para todos os outros trabalhadores desse Brasil. É um evento que integra a sociedade em geral”, conclui George Nascimento (20), curador da mostra, que mesmo com a pouca idade, já mostra ser muito experiente quando o assunto é música. “ A nossa cultura é tão rica quanto a dos outros países, as pessoas da minha geração não conhecem muito bem isso e não sabem o que é samba de verdade”.

george-e-luana
George Nascimento (dir.) grafitando parede.

Além de falar sobre do samba e seus valores, a exposição também aborda temas sobre o movimento negro, passando por assuntos como a importância desse povo na história do Brasil. Para George, as duas culturas andam lado a lado, pois o samba tem foi criado a partir de ensinamentos do povo da África e isso só agrega valor ao estilo musical do país. “O Brasil é fruto de uma miscigenação entre raças. As raízes africanas estão presentes no nosso dia-a-dia, seja na religião, na música, na dança, na alimentação ou na língua. Apesar da repressão que a sociedade impõe a esse povo, a influência negra está presente em tudo “, finaliza o artista George Nascimento.


João Vitor Barros– 6º periodo

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “A cultura brasileira que muitos não conhecem

Deixe um comentário