Na última quarta (23), professores de diversos cursos estiveram presentes no programa “Janelas dos Saberes”, no auditório da Universidade Veiga de Almeida. O evento abordou, como tema principal, a necessidade de se aplicar uma nova didática nas salas de aula. O ensino tradicional, que antes era incontestável na sua eficiência, hoje é substituído por maneiras mais criativas. A professora Danielle Spada e a convidada Tatiana Klix, palestram sobre as experiências na hora de inovar.
Professora da universidade e coordenadora da disciplina Laboratório de Inovação e Criatividade, Danielle abriu o evento falando sobre uma experiência que teve no mesmo dia, pela manhã, ao aplicar as provas de A1. No feito, ela permitiu que os alunos formassem grupos para achar a resolução do problema e assim trocassem informações. Segundo a professora, essa é uma das melhores maneiras de preparar um aluno para o ENADE.

Danielle também parabenizou seus colegas de profissão pelas iniciativas criativas na hora de lecionar. “Inovar, é certo de não dar certo, por isso inovar. Se fosse novo, não seria velho e não teria inovação”, declarou a professora. Ela ainda citou exemplos de situações de outros professores com seus alunos.
São eles:
•Professor Reynaldo Lopes, mestre da criatividade em dar aulas. Sua didática é dividir os alunos em distritos iguais ao “Jogos Vorazes”. Com isso, conseguiu que os alunos realmente aprendessem. O resultado foram notas boas sem precisar dos pontos do trabalho.
•Professor Flavio Bragança, design de moda. Pediu para que os alunos fossem às ruas perguntar se o Brasil tem estilo.
•Professor Formiga, engenharia. Personalização do ensino na sala de aula. A teoria dele é que “aprendemos quando resolvemos o problema”. Assim, permite que os alunos usem aplicativos e internet mas tragam a solução.
•Professor João Victor, design e engenharia. Passou a usar a Wikipedia em sala, porém de outro jeito. Ele faz os alunos acessarem o site e contribuírem com informações verdadeiras. Desse modo, os alunos deixam de dar o famoso ‘Ctrl C Ctrl V’, e aprendem a matéria pesquisada.
•Professora Maria de Lurdes, psicologia. Usa a arte para entender os limites. As diversas maneiras de analisar o próximo.
•Professora Verônica Pires, história. Usa a simulação como jogo.
A segunda a palestrar foi Tatiana Klix, editora do Portal Por Vir. Ela enfatizou que deve haver uma mudança no método de ensino e se deve levar qualidade aos processos educativos. Para Tatiana, há alunos que irão aprender facilmente, todavia também haverá alunos com dificuldades. Por isso hà necessidade de personalizar o ensino e trazer inovações.
Esta personalização parte do princípio que cada um aprende de uma maneira diferente. Devido a isto, a escola não pode ter apenas um método de resolução. O ensino híbrido, que é o ensino a partir das ferramentas digitais, tem ganhado força e adesão nas escolas.
A editora mencionou o método de avaliação personalizada, que pode marcar o fim das provas. Segundo ela, a avaliação deveria ser feita com o professor para que ele analisasse a dificuldade do aluno e ensinasse novamente. Tatiana ressaltou que a avaliação também deveria considerar o comportamento. Tal como se o aluno é participativo, trabalha em grupo, se antecipa os problemas ou se os resolve. “A experimentação é essencial para a absorção do conteúdo”, afirmou Tatiana.
Raquel Maia- 6º Período
Vinícius Fernandes- 4º Período

0 comentário em “Professores se reúnem para saber as novas tendências no ensino”