Meditação Musical

Uma exposição sobre uma rádio precisa ter mais que fotos na parede, precisa atrair ouvintes dando uma aula de história do rock através das músicas que tocavam. A “Maldita 3.0 – No Universo da Rádio Fluminense FM” que desde agosto vêm promovendo o conhecimento desse gênero musical, apresenta agora a segunda parte de sua mostra no Imperator até o dia 4 de novembro. Além da exposição no segundo andar, a novidade é o “Rock on the Roof”, que consiste na audição de um álbum significativo da geração, e a sessão “TV Maldita”, que acontece em dias alternados, passando filmes como “Napalm: O Som da Cidade Industrial”, “Democracia em Preto e Branco”, entre tantos outros sucessos relevantes à época.

3Na última sexta-feira (25), ocorreu a audição do álbum Mezzanine da banda Massive Attack. Mesmo que o nome não lhe pareça familiar, você já ouviu alguma música deles. Neste álbum seu maior sucesso é “Teardrop”, mas a primeira faixa se chama “Angel”. Esta canção ganhou destaque recentemente em Verdades Secretas, sendo usada na abertura e encerramento da novela da Rede Globo. Além disso, a canção “Dissolved Girl” faz parte da trilha sonora do clássico Matrix.

Alessandro Alr, coordenador e idealizador do projeto multiplataforma de resgate e preservação da memória da Rádio Fluminense FM, em entrevista exclusiva contou sobre a importância da rádio, como ela foi construída por jovens unidos com ideais que transcendem sua época e seu diferencial no meio comunicacional: “Essa foi uma rádio que deu voz a toda uma geração que passou pro um período complicado – que foi a ditadura – ela abriu as portas para bandas independentes, deu voz a locução feminina e revolucionou a forma de fazer rádio”, explicou ele.

A audição consiste em um momento de imersão. No espaço que já dispõe de vários locais confortáveis para se sentar, foram espalhadas algumas almofadas, as luzes são desligadas e o clima fica relaxante, de forma a realmente provocar uma espécie de encontro com a essência do álbum. Antes de ser tocado, um convidado, estudioso da área, fala sobre o disco do dia, a história da banda, curiosidades de suas carreiras e a relevância do som escolhido.

Para este evento foi chamado o DJ Tito Figueiredo, que comporta o rock e a eletrônica em seus shows, além de poder dividir seu conhecimento acerca do tema com facilidade. Ele então explica o gênero da banda: “A banda criou o Trip hop, que é uma mistura de trilhas de filmes e ambiências com a batida do hip hop. Uma grande orquestração emocional, bastante contemplativo e etéreo”.4

Ele também comenta sobre a importância do CD para a memória internacional e de como ter a cópia física aumentava a “degustação” do produto, no sentido em que dava significância e oportunidade de explicar o seu conceito do começo ao fim: “Esse disco foi o primeiro a ser disponibilizado para download gratuito na internet. Pela primeira vez na história um artista estava dizendo ‘tomem a minha música’. E as pessoas ainda queriam consumir o disco, ele ficou em primeiro lugar na Inglaterra, isso porque a ideia é muito boa, e quando a coisa é feita com conteúdo e coração é isso que importa”, finaliza ele.

A rádio atualmente funciona pela internet no site Maldita30.com e na frequência 504 AM, na exposição, as sessões de cinema e o evento ‘Rock On The Roof’ são imperdíveis e abertos gratuitamente. Este último, que acontece a cada sexta-feira até o dia 30 de outubro é uma experiência multissensorial que nos leva a reflexão de diversos álbuns, o próximo será “My Generation” do conjunto The Who, que completa 50 anos, mas a programação completa você pode conferir no site do Imperator e da Maldita 3.0. “A zona norte do Rio sempre foi muito rock and roll então ou você vem, ou nunca mais vai ver isso que tá aqui, quem esteve aqui, aprovou, então venham!”, faz o convite Alessandro Alr.

1


Luana Feliciano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s