O bairro da Tijuca abriga há quase oitenta anos uma instituição que é centro de referência no ensino carioca, o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Fundada em abril de 1880, a antiga Escola Normal do Município da Corte sempre foi conhecida pela sua tradição na formação de professoras normalistas, tendo alcançado grande popularidade em meados do século passado.
Mas hoje o Instituto está longe de ter o brilho de antes e desde 1999 ele também abriga vários cursos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Esta mudança na grade acadêmica gerou algumas diferenças entre os professores que lecionavam o curso Normal na instituição e os da FAETEC.
A professora Vânia Landim que estudou no instituto na época de maior prestígio do colégio na década de 50 e que hoje está prestes a se aposentar garante que a decisão de unir o curso Normal com os da FAETEC descaracterizou a história da instituição. “O colégio perdeu o prestígio ao longo dos anos e principalmente com a chegada do curso técnico”, afirma ela.
E para saber um pouco mais sobre as mudanças ocorridas no instituto de educação ouça a entrevista com a diretora do curso Normal Superior Elen Cabral.
Aline Batista e Paula Penedo • 7º Período
No meu ver….. concordo plenamente com a ex aluna . da instituição
O CURSO NORMAL DE NIVEL MEDIO NÃO DEVERIA TER ACABADO
eu sou um normalista.. estou no 3* ano estudo no instituto de educação sarah kubitschek (em campo grande- ZO)
e gostaria muito q o nosso curso voltasse a ser valorizado como era!
pois tem muitos alunos que são SIM competentes para atuar na ed. infantil e no ensino fundamental
tenho professores excelentes q nos trasmitem conhecimentos plenos
por isso queria q voltasse o curso normal ai nesse estabelecimento de ensino q é um marco na nossa história
NORMALISTAS A VANTE!