Cultura Música

Ed Sheeran lança álbum inédito após vencer julgamento por plágio

O músico britânico é destaque na lista de lançamentos musicais desta sexta-feira, junto de billy woods; Kenny Segal e Brian Eno; Fred Again..

O cantor britânico Ed Sheeran lança, hoje, seu sexto álbum de estúdio, “- (Subtract)” e é destaque na coluna semanal de lançamentos musicais, separada pela equipe da Agência UVA. Além dele, tem a mais nova colaboração de Billy Woods e Kenny Segal, um álbum colaborativo de Brian Eno junto de Fred Again.., inédito da banda cult Panchiko, e muito mais. Confira a lista:

Ed Sheeran – “- (Subtract)” (Atlantic)

“- (Subtract)” é o sexto álbum de estúdio do cantor e compositor pop inglês Ed Sheeran. Num release divulgado para a imprensa, Ed revela que uma série de eventos obscuros que inspiram a criação do álbum, como a descoberta de um tumor em sua esposa grávida (que não poderia ser tratado até o nascimento da criança); a morte de seu melhor amigo Jamal Edwards; e a acusação de plágio que o hit “Shape of You” sofreu, acusado pelo co-compositor de “Let’s Get It On”, de Marvin Gaye. Este julgamento, ao qual foi encerrado nesta quinta-feira, 04, pelo compositor Ed Townsend, teve Ed inocentado, pouco antes de “- (Subtract)” ser lançado. Aqui, Sheeran, sob produção de Aaron Dressner do The National, retorna a suas raízes mais acústicas, próximas ao folk dos seus primeiros trabalhos. Escute “- (Subtract)”, de Ed Sheeran, aqui.

Este, também, é a última parte da série de discos com símbolos matemáticos nos títulos dos álbuns de Ed, sucedendo “+ (Plus)” (Atlantic, 2011), “X (Multiply)” (Atlantic, 2014), “÷ (Divide)” (Atlantic, 2017) e “= (Equals)” (Atlantic, 2022). (Foto: Reprodução/Guardian)

billy woods & Kenny Segal – “Maps” (Backwoodz Studioz)

“Maps” é o álbum inédito do rapper alternativo estadunidense billy woods, junto do produtor e beatmaker Kenny Segal. Esta é a primeira colaboração dos dois artistas de hip-hop em quatro anos, sucedendo “Hiding Places” (Backwoodz, 2019). Produzido por completo por Segal, “Maps” traz colaborações de nomes de peso, como Danny Brown, ELUCID (Armand Hammer), Sam Herring (Future Islands), Quelle Chris e Aesop Rock. “Maps” encontra dois grandes artistas contemporâneos, trabalhando com memórias pungents, humor seco e metáforas surrealistas, em seu melhor momento da carreira. Escute “Maps”, colaboração inédita de billy woods e Kenny Segal, aqui.

“[Maps] é um álbum sobre tentar encontrar seu caminho para casa, depois de fazer seu lar ser aonde você apenas deita sua cabeça”, diz o release, liberado pela assessoria dos artistas na página de Maps no Bandcamp. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Brian Eno & Fred Again.. – “Secret Life” (Text)

O lendário produtor e músico Brian Eno lança, nesta sexta-feira, um álbum colaborativo com um grande artista e produtor eletrônica da atualidade, Fred Again.., em “Secret Life”. O anúncio foi feito pelo produtor Four Tet, que lançará a colaboração pelo seu selo, Text Records. Brian Eno trabalha na música desde os anos 70. Além de produções autorais, que vagueam pela música ambiente e o ‘Art Rock’, já produziu para nomes como David Bowie, U2 e Talking Heads. Já Fred Again.., tem ganho destaque na música dance eletrônica nos últimos anos, e já trabalhou com Ellie Goulding, Charli XCX e Ed Sheeran. Escute “Secret Life” aqui.

“É o disco mais lindo que eu ouvi em 2023”, disse Four Tet nesta segunda feira, 02, divulgando o álbum. (Foto: Reprodução/Pitchfork)

Conway the Machine – “Won’t He Do It” (Drumwork)

Mais um destaque do rap internacional fica nas mãos de Conway the Machine, com o inédito “Won’t He Do It”. Este é um lançamento da Drumwork, selo próprio de Conway. Este que ganhou destaque com seu álbum solo anterior, o “God Don’t Make Mistakes” (Shady, 2020), recebendo boas avaliações de ‘TheNeedleDrop’, Pitchfork e Clash Magazine. Além de “God Don’t Make Mistakes”, neste meio do caminho Conway lançou dois álbuns colaborativos: “What Has Been Blessed Cannot Be Cursed” (Big Ghost, 2022), acompanhado de Big Ghost Ltd., em junho de 2022; e “Pain Provided Profit” (Drumwork, 2023), junto de Jae Skeese, em março de 2023. Escute “Won’t He Do It”, álbum solo inédito de Conway the Machine, aqui.

O Youtuber Anthony Fantano, conhecido como TheNeedleDrop, colocou “God Don’t Make Mistakes” em 6° lugar no seu top 50 de melhores discos de 2022. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Panchiko – “Failed at Math(s)” (Independente)

A banda inglesa Panchiko anunciou em fevereiro, o seu primeiro álbum de estúdio, “Failed at Math(s)”, que saiu nesta sexta-feira, 05. A banda é conhecida pela sua história inusitada, que envolve um CD demo da banda, vendido em uma feira de garagem em Oxford, Reino Unido, em 2016. O grupo inglês estava dissolvido há anos, foi procurado arduamente por fóruns online, e deu um status cult a D>E>A>T>H>M>E>T>A>L (Independente, 2000), o EP demo. Essa descoberta revitalizou a banda. Em “Failed at Math(s)”, Panchiko finalmente dá continuidade à demos trabalhadas há mais de anos, em um disco por completo. Escute “Failed at Math(s)”, debut oficial de Panchiko, aqui.

D>E>A>T>H>M>E>T>A>L“, EP demo de Panchiko, foi lançado nas plataformas digitais em 2020, junto de várias faixas bônus. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

felicita – “Spalarke” (PC)

felicita lança seu terceiro álbum de estúdio, “Spalarkle”, pela PC Music, nesta sexta-feira, 05. Neste álbum, felicita apresenta 12 faixas e algumas participações especiais de Caroline Polachek, Kero Kero Bonito, YoungQueenz e OhEm. PC Music é um selo inglês que surgiu em 2013, tendo seus artistas marcados pelo som ultra eletrônico e plástificado. felicita integra a gravadora desde 2016 e já lançou um álbum autoral pelo selo, “Hej!” (PC, 2018). Além disso, é integrante do Lipgloss Twins, junto de um dos fundadores da PC, A.G. Cook. Escute “Spalarkle”, novo álbum de felicita, aqui.

A arte psicodélica de “Spalarkle” foi desenvolvida pelos artistas Xiuching Tsay e Andy Rolfes. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Foto de capa: Annie Leibovitz (Reprodução/NME)

Reportagem por Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Pedro Agner.

LEIA TAMBÉM: Jessie Ware é uma rainha da Disco Music em “That! Feels Good!”

LEIA TAMBÉM: Everything But the Girl retorna com disco inédito após pausa de 24 anos

2 comentários em “Ed Sheeran lança álbum inédito após vencer julgamento por plágio

  1. Pingback: Alison Goldfrapp, da dupla Goldfrapp, debuta em carreira solo com “The Love Invention” | Agência UVA

  2. Pingback: Kaytranada e Aminé unem forças no colaborativo “KAYTRAMINÉ” | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s