O fim de semana veio aí! Com ele, a Agência UVA preparou uma lista de lançamentos com várias novidades para você ficar por dentro do mundo da música. Hoje temos os discos novos da Feist, dos reis do Heavy Metal, Metallica, um EP especial da Angel Olsen e o disco de remixes da Shygirl.
Já no cenário nacional, há lançamentos de diferentes estilos. Entre eles, o mais novo trabalho do rapper Tarcis, as letras afiadas de Slipmami e a expressão da feminilidade de Maíra Baldaia. Confira a lista:
Feist – “Multitudes” (Polydor)
A cantora canadense Leslie Feist retorna, nesta sexta-feira, com seu quinto álbum de estúdio, “Multitudes”, sucessor do disco “Pleasure”, e 2017. Em janeiro, Leslie lançou três músicas, junto com anúncio do disco: “In Lightning”, “Love Who We Are Meant To”e “Hiding Out in the Open”. O título do álbum vem de uma série de apresentações experimentais que a artista fez em 2021 e 2022, em colaboração com o designer Rob Sinclair, que já produziu para Peter Gabriel e David Byrne. O show foi elaborado para reunir as pessoas após o período de lockdown, enquanto traz a conexão entre a arte, o artista e a comunidade de fãs de música. Escute “Multitudes”, novo álbum da Feist, aqui.

Metallica – “72 Seasons” (Blackened)
Os reis do Heavy Metal, Metallica, estão de volta com “72 Seasons”. Seu 12° segundo álbum de estúdio comemora 40 anos desde a estreia do primeiro disco da banda americana, “Kill ‘Em All” (Megaforce, 1983). Esse é o primeiro lançamento inédito em seis anos, desde “Hardwired…To Self-Destruct” (Blackened, 2016). O disco foi produzido por James Hetfield (guitarrista e vocalista) e Lars Ulrich (baterista), junto de Greg Fieldman, colaborador de longa data da banda. Escute “72 Seasons”, novo álbum do Metallica, aqui.

Angel Olsen – “Forever Means” (Jagjaguwar)
A cantora norte-americana Angel Olsen dá continuidade a ‘era’ apresentada em seu último álbum de estúdio, “Big Time“, de 2022. “Forever Means”, seu novo lançamento, conta com algumas músicas que não entraram no disco anterior. “[Big Time] entregou um belo sentido de certeza, a sensação de uma artista finalmente confortável consigo mesma. Porém, junto dessa sabedoria, vêm a percepção de que não há uma ‘linha de chegada’, ou destino para a vida que você está vivendo, e “Forever Means” traz canções sob esse olhar”, diz o release da assessoria de Olsen, liberado no Bandcamp. Escute “Forever Means”, o novo EP de Angel Olsen, aqui.

Shygirl – “nymph_o” (Because)
A artista britânica Shygirl está de volta, após o lançamento de “Nymph”. Agora, ela vem com o “Nymph_o”, um álbum de remixes. Como prévia, a rapper disponibilizou uma produção especial em colaboração com uma de suas grandes inspirações artísticas, a islandesa Björk, na faixa “Woe (I See It From Your Side) [Björk Remix]”. Além dela, liberou a canção inédita, “Heaven”, com a cantora americana Tinashe, e “Poison (Club Shy Mix)”. Escute “Nymph_o”, o álbum de remixes da Shygirl, aqui.

Tarcis – “Bom Dia Com Oxalá” (Independente)
O rapper e beatmaker carioca Tarcis traz em seu novo EP “Bom Dia com Oxalá” letras repletas de cotidiano e vivências. Com temas e músicas sob fortes influências africanas, o artista descobriu o rap na adolescência e já conta com outros quatro trabalhos lançados: “Maitê: Misticidades, Amores, Inspirações, Teorias e Expirações” (2018), “Canções Que Fiz Para Você” (2019), “CyberYorubá 10062” (2020), e “Todo Mundo Ama O Sol” (2021). Seu último lançamento foi um compilado em um ao vivo no Estúdio Showlivre, em 2022. Além do rap, Tarcis bebe de fontes de derivações da música eletrônica como o Grime e o Drill. Ouça “Bom Dia Com Oxalá” de Tarcis, aqui.

Slipmami – “Malvatrem (Deluxe)” (Heavy Baile)
Cria de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Slipmami ficou conhecida anteriormente sob o nome de Slipknstot e traz em sua carreira mais de 5 milhões de visualizações em suas músicas no YouTube e SoundCloud. Aclamado pela cena do rap, seu disco de estreia, intitulado “Malvatrem”, lançado em janeiro, agora ganha versão deluxe com mais 5 músicas. Com uma pluralidade musical que vai de referências desde o trap até o punk e o emo, linguagem explícita e letras afiadas, as 17 faixas chegam acompanhadas de diversos feat’s, como LARINHX, Yung Nobre, PUTERRIER, Uirá Bueno e MUSE MAYA. Ouça Slipmami – “Malvatrem (Deluxe)” aqui.

Maíra Baldaia – OBÍ (Natura Musical)
A influência feminina e o universo das mulheres dão o tom de “Obí”, terceiro disco da cantora e compositora mineira Maíra Baldaia. Sob influência de Gilberto Gil e Maurício Tizumba, “Obí”, que sigifica fêmea em yorubá, traz um afropop dançante com letras reflexivas e provocativas num misto de axé, beats de funk, e tambores do congado. O álbum trata de assuntos como tradições africanas e indígenas, além de questões de gênero. Ele conta com 12 faixas autorais e duas releituras: “Dança” de Chico César, e “Dê Um Rolê”, sucesso dos Novos Baianos. Além disso, também tem as participações especiais do rapper Djonga na canção “Ogum e as Ayabas” e de Marissol Mwaba em “Preta Amar”. Você pode ouvir “Obí” de Maíra Baldaia, aqui.

Foto de capa: Reprodução/Ticketmaster
Reportagem de Jorge Barbosa e Vinicius Corrêa, com edição de Malu Danezi
LEIA TAMBEM: Ellie Goulding e Daughter agitam a seleção de lançamentos musicais da semana
LEIA TAMBÉM: Boygenius e Melanie Martinez são os destaques musicais da semana
Pingback: Everything But the Girl retorna com disco inédito após pausa de 24 anos | Agência UVA
Pingback: Jessie Ware é uma rainha da Disco Music em “That! Feels Good!” | Agência UVA