O campeonato brasileiro de 2022 finalmente chegou ao fim e trouxe com ele grandes emoções. Com o campeão já definido, a atenção dos expectadores estava voltada para o meio da tabela, onde a luta por vagas para a próxima Libertadores continuava acirrada. Na tarde de domingo (13), o Fortaleza garantiu a última vaga para a competição ao vencer o Santos, na Vila Belmiro, por 2 a 0.
Dono do pior primeiro turno do Brasileirão, o Leão era tido como praticamente rebaixado antes mesmo da segunda parte do campeonato. No entanto, após um returno de almanaque, o Fortaleza conseguiu não só se manter na séria A da próxima temporada, como também beliscou uma das vagas da maior competição da América Latina, a Conmebol Libertadores.
Vale ressaltar que a vitória por si só não era suficiente para que o tricolor conquistasse seu objetivo. Para ocupar o 8º lugar, o Fortaleza precisava que o América-MG, rival direto pela vaga, não vencesse a partida contra o Atlético-GO. A ida à Libertadores 2023 marca a segunda participação do clube na competição internacional.
O Leão do Pici termina o brasileiro com 55 pontos, 40 destes obtidos no segundo turno. Com o arquirrival Ceará sendo rebaixado, o Fortaleza é a única equipe nordestina que estava disputando a elite do futebol nacional a continuar na série A na próxima temporada. Além dele, o Bahia, recém-chegado da série B, também representará o Nordeste na edição 2023 do Brasileirão.
Foto de Capa: Reprodução/Twitter
Reportagem Anne Rocha, com edição de texto de Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: Com direito a pênalti e expulsões, Vasco vence e garante acesso à série A
LEIA TAMBÉM: Rebeca Andrade celebra ouro no Mundial de Ginástica
Pingback: Copa do Catar: veja a tabela de confrontos do mundial | Agência UVA
Pingback: Copa do Catar: confira os resultados das partidas | Agência UVA