Cultura Política

Eleições 2022: saiba quais famosos declararam apoio a Lula e a Bolsonaro

Polarização política do país também causou divisão na classe artística

A divisão política que tem envolvido o Brasil influencia fortemente as opiniões da população brasileira, e com a classe artística não é diferente. Historicamente, os atores, cantores e influenciadores não são estranhos a manifestarem suas opiniões políticas, mas o recente clima tenso provocado pela disputa entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) deixaram os ânimos elevados, fazendo com que artistas até então “isentos” se manifestassem publicamente a tempo do segundo turno das eleições, que acontece no dia 30 de outubro.

Enquanto alguns declararam voto em Lula devido às controvérsias do governo Bolsonaro, principalmente pela falta de investimentos no setor cultural e políticas públicas para a arte, outros votarão no candidato do PL por acreditarem que profundas mudanças e renovações no rumo do país serão proporcionadas por ele.

A Agência UVA preparou uma lista de quais artistas declararam votos em Lula e Bolsonaro.

Artistas que apoiam Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

A ex-BBB e cantora Juliette declarou voto em Lula. Para ela, que veio de uma família humilde da Paraíba, é muito representativo que um candidato que trouxe oportunidades para o povo nordestino volte ao poder com esses valores, como disse a influenciadora em sua conta oficial no Twitter.

Daniela Mercury, cantora, também apoia Lula. A artista, inclusive, já participou de comícios do candidato, e tem se mostrado muito ativa em suas redes sociais falando sobre política.

Felipe Neto, um dos maiores youtubers do país, é acostumado a falar de política em suas plataformas durante toda a carreira. Apesar de no passado ter tecido duras críticas ao PT e ao próprio Lula, em 2022 declarou voto no candidato por não compactuar com o atual governo de Jair Bolsonaro.

Caetano Veloso, historicamente sempre ligado a esquerda, chegou a ser exilado do Brasil junto de outros artistas, como Gilberto Gil e Chico Buarque, durante o período da Ditadura Militar. O cantor também declarou voto em Lula.

Artistas que irão votar em Jair Bolsonaro (PL)

Um fato curioso, observado desde as eleições de 2018, é que uma parcela considerável de cantores de música sertaneja demonstram apoio público a Jair Bolsonaro e a outros candidatos com pautas voltadas para a direita. Entre eles, os principais nomes são Gusttavo Lima e Leonardo.

O segmento da música gospel também tem apoiadores notáveis de Bolsonaro, como a cantora Eyshila e o pastor Silas Malafaia. O candidato à releeição é visto com frequência em cultos e eventos com os artistas religiosos, e defende pautas conservadoras embasadas no cristianismo.

O jogador de futebol Neymar, que sempre foi muito cobrado para se posicionar em relação à assuntos relevantes da sociedade, também declarou apoio público a Bolsonaro. Ao ser alvo de diversas críticas pelo seu posicionamento, ele questionou quem não aceita opiniões contrárias.

A atriz Mônica Carvalho, que foi considerada uma das maiores musas do Brasil na década de 1990, declarou apoio público ao atual presidente e participou de um evento com apoiadores.

Os artistas não tiveram medo de se posicionar e defender seus lados, assim como grande parte da população. Com o resultado do segundo turno, é possível que o Brasil permaneça com uma classe artística polarizada.

Foto de capas: Pexels

Maria Eduarda Duarte, com edição de texto de Gabriel Folena

LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: institutos de pesquisa sob pressão para o 2° turno

LEIA TAMBÉM: Povo fala: em quem os eleitores votarão no 2º turno?

0 comentário em “Eleições 2022: saiba quais famosos declararam apoio a Lula e a Bolsonaro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s