Saúde

Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno

Mês é marcado pelo incentivo à prática da amamentação

Durante o mês de agosto é realizada a campanha do “Agosto Dourado”, uma iniciativa criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de incentivar o aleitamento materno ao redor do mundo, além de conscientizar as pessoas da importância da amamentação para a vida do bebê. 

Já dizia um ditado antigo que amamentar é um ato de amor. Porém, mais do que somente um dito popular, essa frase é um fato comprovado pela própria ciência. Visto como o melhor alimento para os bebês, o leite materno contribui não só para o desenvolvimento inicial da criança, mas também para a redução do índice de mortalidade infantil. Segundo a OMS, o aleitamento materno diminui em cerca de 13% a taxa de mortalidade infantil até os cinco anos. 

Outro ponto interessante sobre a prática é que a amamentação diminui consideravelmente a probabilidade da criança desenvolver outras doenças. De acordo com a Doutora Flávia do Vale, Obstetra e Coordenadora da Maternidade do Hospital Icaraí, o aleitamento materno ajuda na prevenção de diversas infecções e alergias.

“Além das diarreias e alergias, também reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta”, explica a obstetra.

Doutora Flávia do Vale, Obstetra e Coordenadora da Maternidade do Hospital Icaraí
(Foto: Acervo pessoal)

Tendo em vista a magnitude do tema, várias famosas que já são mães declararam apoio à campanha em suas redes sociais.

Além de recordações da época de amamentação, tem famosa se preparando para quando o momento chegar. É o caso da cantora Mc Loma, que recentemente foi fotografada fazendo um curso específico sobre o assunto.

Sabe-se que existem casos nos quais a mãe se vê impedida de realizar a amamentação. Nessa hipótese, a obstetra aponta que um meio de substituição possível seria procurar por um Banco de Leite Humano (BLH).

“A primeira orientação é buscar ajuda junto ao seu médico, pediatra ou profissional da área para que possam ser avaliadas todas as soluções disponíveis. Caso nada funcione, pode-se procurar por bancos de leite ou mesmo fazer uso de leite em pó adequado para o bebê, desde que respeitada a indicação médica”, aconselha a doutora.

O Agosto Dourado reforça também o quão relevante e necessária é a doação para os bancos de leite. Segundo a OMS, o Brasil possui a maior Rede de Bancos de Leite Humano do mundo e é referência no assunto. Atualmente, são mais de 225 bancos de leite espalhados pelo país, sendo ainda possível a coleta domiciliar.

Foto de Capa: Reprodução/Pexels

Anne Rocha (6º período), com revisão de Gabriel Folena (6º período)

LEIA TAMBÉM: Rio inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes 

LEIA TAMBÉM: Nutricast: novo podcast produzido por estudantes investiga influenciadores e dietas milagrosas

0 comentário em “Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s