O transtorno de ansiedade já é um tema recorrente que chama a atenção de quem anda sobre duas patas, mas e os fiéis escudeiros que andam sobre quatro? A ansiedade de separação canina é pauta no novo episódio do podcast Vida de Cão, produto da disciplina Webrádio e Podcast do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida.
Coordenados pela professora Mônica Nunes, os alunos Jonatha Graciano, Pedro Lobato, Ana Carolina Pereira e Guilherme Simões receberam Vladimir Lobato, treinador profissional de cães, e Edilberto Martinez, veterinário da Cognivet e mestre em psicologia social. Também participaram da conversa dois “pais de pet”, que compartilharam suas experiências com os animais ansiosos.

(Reprodução/Piqsels)
Considerada uma condição de pânico, a ansiedade de separação dos cães consiste no apego excessivo dos animais com seus familiares humanos. Os sintomas podem variar de latidos e arranhões em itens da casa, como pés de mesa e portas, à desânimo para atividades e até mesmo automutilação.
Com o retorno da rotina presencial após o período pandêmico, cães que antes contavam com a certeza de uma casa cheia, hoje podem estranhar a ausência de seus donos, que voltaram aos estudos e ao trabalho.
Entre as medidas de prevenção para a ansiedade de separação, especialistas recomendam o treino gradual com períodos curtos de ausência antes de deixar o animal sozinho em casa por muitas horas.
Ouça abaixo o episódio completo:
Foto de capa: Piqsels
Gabriel Folena (5º período)
LEIA TAMBÉM: Especialista comenta sobre a adoção de animais na pandemia e motivos por trás do abandono
LEIA TAMBÉM: Coronavírus nos animais: existe razão para se preocupar?
0 comentário em “Seu pet também sente: cães ficam mais ansiosos quando estão distantes de seus donos”