Comunicação

JotaUVA Talk News debate sobre as várias faces do jornalismo e desafios da profissão

Na data em que é celebrada o Dia do jornalista, Gabriel Gontijo conversa sobre suas experiencias e dá dicas para quem está começando na área

O JotaUVA Talk News realizou nesta quinta-feira (07), uma live comemorativa ao Dia do Jornalista, e recebeu Gabriel Gontijo, jornalista e radialista que atualmente trabalha como assessor de imprensa na Fala Gontijo Comunicação. Ao longo de seus quase dez anos de profissão, Gontijo teve passagens pela Super Rádio Tupi, Rádio Fluminense 540 AM, Portal Eu Rio, Eu Atleta, A Seguir Niterói e A Tribuna. O profissional falou sobre a função do jornalista nos mais variados campos de trabalho e os desafios dessa profissão.

No início da live, Gabriel foi questionado sobre o que é ser um jornalista. Para ele, é como ser um “operário” da informação, pois é uma profissão na qual se atua nos mais diferentes momentos e adversidades, sendo necessário estar atento para tudo que acontece ao redor.

“A notícia não tem horário para acontecer, e o jornalista precisa ficar atento porque uma bomba pode estourar a qualquer momento. Por muitas vezes, não vai aproveitar os fins de semana, dormir cedo e nem curtir a folga. O lado positivo é a conquista da informação, apurada de forma exclusiva com outros veículos replicando e concedendo os créditos”, explica.

Gabriel, que possui um currículo diversificado, procurou ampliar suas habilidades profissionais por necessidades financeiras, e relata que, no começo, não gostava muito dessa nova área. Porém, com o passar do tempo, ele criou afinidade com o segmento e transformou o trabalho em algo prazeroso.

“Até então, não tinha muita afinidade com assessoria, mas quando comecei a trabalhar na Rádio Fluminense, passei a ter contato com vários profissionais da área e enxerguei ali uma oportunidade de ganhar uma remuneração confortável. Trabalho com várias pautas, e tenho a possibilidade de fazer freelas e conseguir melhorar a renda”, comenta.

O jornalista ainda aproveitou para dar dicas aos estudantes de comunicação sobre como lidar com egos inflados na profissão. Para ele, é fundamental que se entenda que os profissionais são também seres humanos, passíveis de erros e acertos, e é necessário parar de glamourizar o jornalismo.

“Quando eu entrei na Rádio Tupi, pra mim foi como um sonho, uma sensação equivalente a ser convocado para a seleção brasileira, porém conforme o passar do tempo, se conhece as pessoas como elas são de verdade. Tem muita gente ali que no ar é super simpático, mas ao desligar os microfones é outra pessoa, e trabalhando em outros veículos, percebi que isso é muito comum”, detalha.

No encerramento da live, Gabriel ainda deu dicas para quem está começando na área e sobre como é importante, no mundo de hoje, ser um profissional multifacetado.

“Procurar o máximo de possibilidades de estágio, estudar bastante, sempre ficar atentos a tudo que acontece ao seu redor e, principalmente, estar aberto a trabalhar em qualquer meio, sempre procurando aprender coisas novas. Eu mesmo não sou especialista em tudo, quero aprender mais sobre jornalismo digital, então é importante ter essa vontade de sempre estudar”, finaliza.

A live do JotaUVA Talk News pode ser acessada no link abaixo, através do Instagram do JotaUVA.

Foto de capa- Pexels

Maria Eduarda Duarte (7° período), sob supervisão de Leonardo Minardi (7° período)

LEIA TAMBÉM: Festival 3i: internet e novos nichos são responsáveis pela transformação do jornalismo cultural

LEIA TAMBÉM: Comunicação e História: palestra aponta impactos do embate entre Rússia e Ucrânia

0 comentário em “JotaUVA Talk News debate sobre as várias faces do jornalismo e desafios da profissão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s