A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou nesta segunda-feira (20), a contratação do técnico do Flamengo, Gustavo de Conti. Depois da saída de Lula Ferreira em 2008, a seleção voltará a ter um treinador brasileiro após 13 anos. Ele chega com o objetivo de classificar o Brasil para as Olímpiadas depois de o técnico croata, Aleksandar Petrovic, não alcançar esta meta nos jogos de Tóquio-2020.
Gustavo se destacou bastante em suas últimas temporadas pelo clube carioca. Foi bicampeão nacional (2018-2019 e 2020-2021), tricampeão carioca (2018, 2019 e 2020), conquistou a última Champions League Américas, além de ser eleito quatro vezes o melhor técnico do Brasil (2014, 2017, 2018 e 2021). Esse desempenho espetacular nos últimos anos pode ter influenciado bastante na decisão de Guy Peixoto, presidente da Confederação Brasileira de Basquete.
Gustavo de Conti já integrou a comissão técnica brasileira durante quatro anos (2012 até 2016), onde trabalhou como assistente técnico de Ruben Magnano. O fã de NBB Tonhão Romero, destacou em seu Twitter a qualidade do treinador, e deposita muita esperança na volta do técnico brasileiro a seleção.
“Na minha opinião, Gustavo de Conti é o principal talento do basquete brasileiro nas últimas décadas. E está onde tem que estar. Evito me comprometer com opiniões sobre basquete por aqui, mas o modo como vejo o trabalho do Gustavo me da segurança e vontade de sair de cima do muro”
O treinador demonstrou em suas redes sociais estar bastante empolgado com o convite e preparado para enfrentar essa nova jornada em sua carreira.
“ Uma honra! Um orgulho! Muito sentimento envolvido!”
Quem também se mostrou muito contente com esta notícia foi o jogador de basquete Yago Mateus, de 22 anos, que atualmente defende o Flamengo e a Seleção Brasileira, e é considerado uma das maiores revelações do basquete brasileiro na última década. Ele contou um pouco de sua história com Gustavo e demonstrou bastante confiança no trabalho do treinador.
“Conheço o Gustavinho há muito tempo, foi ele quem me levou para o profissional no Paulistano e nos reencontramos aqui no Flamengo. É um técnico que, apesar de jovem, já tem uma história dentro do basquete. É um treinador detalhista, exigente e dedicado, um dos melhores do país já há muitos anos. Essa oportunidade chega por méritos, por reconhecimento pelo profissional que ele é, e ele tem todas as condições de fazer um excelente trabalho à frente da Seleção Brasileira”

O primeiro desafio de Gustavo de Conti como comandante da Seleção será nos dias 26 e 27 de Novembro, quando o Brasil enfrentará o Chile pelas eliminatórias do Mundial de 2023.
LEIA TAMBÉM: NBA House Digital abre as portas para fãs de basquete
Caio Righy – 2º período sob revisão de – Mayara Tavares – 6º período
Como sempre, ótima matéria!!! Parabéns!!!👍👏