Tecnologia

GAME XP é online em 2021

Evento gamer foi gratuito e virtual pela primeira vez

O maior evento gamer da América Latina ocorreu neste fim de semana de forma totalmente gratuita e virtual. A GAME XP, preparada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, foi transmitida para diversas plataformas digitais, e ao canal SportTV. Contando com campeonatos, jogos de quiz e participação de celebridades, a festividade também apostou na interação do público, em votações pelo Twitter.

A principal disputa de sábado (28/08), foi a Taça Game XP de Free Fire, que ficou com a equipe Havan Liberty. Já no domingo (29/02), dia internacional do gamer, o grupo ‘Fúria’, conquistou a vitória na final da GRRRLS League de CS:GO. Os dois dias foram recheados de apresentações de cantores como Criolo, Duda Beat e Xamã.

Equipe Fúria vence o campeonato de virada

Após dois anos da edição anterior, a virtualização da GAME XP, foi para Victor Azevedo, professor de Jogos Digitais, um teste para eventos futuros. Com o advento da pandemia, o evento optou por aderir ao formato online.

Ao que o professor disse, “É normal que o teste seja dessa forma e consiga atingir mais pessoas. Em comparação ao evento presencial, o digital é muito mais barato”.

Thayná Titoneli, jornalista que acompanhou a programação pela primeira vez, disse gostar muito da proposta digital.

Ela afirmou, “Criaram um ambiente com toda tecnologia, para as pessoas assistirem de casa e acompanharem as novidades dos games, mesmo durante a pandemia. Achei que foi um sucesso. Trouxeram um conteúdo relevante com bastante qualidade.”

Segundo um estudo feito pela bandeira de cartões Visa, em 2020, as compras de jogos cresceram cerca de 140% em relação ao ano anterior. Para Victor, esse crescimento se deu em parte por conta da pandemia, que levou as pessoas a procurarem por mais entretenimento, como streamings e games, porém o Brasil sempre foi um grande consumidor de jogos.

O brasileiro tem jogado mais desde o começo da pandemia. Foto: PIXBAY

Isso é nítido se observarmos a última pesquisa realizada pela Newzoo, uma empresa que faz analises no setor de games, onde o Brasil se mostrou como o maior país em receitas de jogos da América Latina e o 12 º no ranking mundial.

Contando do começo de 2020 até o ano que vem, a perspectiva é de que a indústria de games alcance algo próximo a US$ 200 bilhões, de acordo com a consultoria Super Data, da Nielsen & Company. Com a expectativa da melhora no cenário do país frente a pandemia, em 2023 é provável que a GAME XP possa voltar com o GamePark e suas atrações ao ar livre. Azeredo conclui, “Agora que o consumidor aprendeu o que é o consumo remoto, acredito que ano que vem vai haver algo híbrido e transmidiático.”

Beatriz Pontes – 7 º período

Com supervisão de Aline Meireles 4 º período

LEIA TAMBÉM: Como a indústria de games se tornou uma das mais rentáveis em um mercado tão competitivo

LEIA TAMBÉM: Lives de jogos crescem durante pandemia

1 comentário em “GAME XP é online em 2021

  1. Régia Moreira

    Muito bom! A galera aqui de casa vem acompanhando , ano após ano, os Eventos da Game XP. Adoram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s