Esporte

Yeltsin Jacques conquista a 100° medalha de ouro para o Brasil nas Paraolímpiadas

Sul-mato-grossense alcança feito histórico para o esporte paralímpico brasileiro

Na noite desta segunda-feira (30), Yeltsin Jacques conseguiu um feito histórico para o esporte paraolímpico no Brasil ao conseguir não apenas uma medalha de ouro na final dos 1500m, classe T11 para deficientes visuais, mas também a centésima medalha de ouro do país nos Jogos Paraolímpicos. Com o auxílio de Carlos Antônio dos Santos, conhecido como “Bira”, um atleta-guia, Yeltsin liderou a prova inteira e bateu o recorde mundial ao terminar com o tempo de 3min57s60, superando Samwel Mushai Kimani, que obteve o recorde de 3min58s37 nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Yeltsin Jacques ficou bastante emocionado e fez o relato de como foi unir forças para atingir essa marca histórica. “O Bira falou que a gente tem chance de fazer história mais uma vez, centésimo ouro da história do Brasil na Paraolimpíada, e eu falei por duas coisas, primeiro é pra subir o Brasil no quadro de medalhas, e segundo é para construir essa história”, falou o atleta sul-mato-grossense em entrevista ao Sportv.

Yeltsin depois fez muitos agradecimentos pelo apoio da torcida e ressaltou o trabalho duro que a equipe, também composta pelo guia Laurindo Nunes tiveram para poder chegar ao lugar mais alto do pódio e fazer história nos Jogos Paraolímpicos.

“Trabalho duro, muito intenso, conheço o Bira desde 2012 e desde antes eu já vinha nessa luta, toda minha família, a gente veio lá do interior de Campo Grande, numa cidade que na época nem pista de atletismo tinha, corria na terra, do jeito que a gente podia, tinha umas pistas na escora, umas estruturas bem básicas e a gente foi conquistando tudo, foi subindo e graças a Deus com o apoio das pessoas, com o apoio dos amigos, a gente só tem a agradecer ao apoio de todos.”.

Esta foi a segunda medalha conquistada por Yeltsin Marques nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio. Na última quinta-feira, 26, o atleta também foi medalhista de ouro na prova dos 5.000m pela classe T11. Na final dos 1500m da classe T11, além de Yeltsin, completaram o pódio da prova o o japonês Shinya Wada com o tempo de 4min05s27, seguido do russo Fedor Rudakov, que fez o tempo de 4min05s55.

Maria Eduarda Duarte – 6° período

Com supervisão de Aline Meireles – 4 º período

LEIA TAMBÉM: Sorteio da Champions League define embate entre favoritos na primeira fase

1 comentário em “Yeltsin Jacques conquista a 100° medalha de ouro para o Brasil nas Paraolímpiadas

  1. Pingback: Cristiano Ronaldo de volta à Inglaterra: Confira a repercussão da transferência até o anúncio oficial | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s