De acordo com os organizadores, cerca de 4 mil pessoas participam do evento na sua 15ª edição que tem como tema “Sangue indígena, nenhuma gota a mais”
Nesta sexta-feira (26), em Brasília, indígenas de todo país se reúnem e protestam na Esplanada dos Ministérios. Alguns chegaram a tirar a roupa e nadaram no espelho d’água do Palácio da Justiça. Apesar dos organizadores alegarem que há cerca de 4 mil pessoas, participando da marcha que ocupou as seis faixas do Eixo Monumental, a Polícia Militar estimava público de 2,5 mil no início do ato.
Segundo o G1, por volta das 9h a marcha começou. Com instrumentos musicais e munidos de arcos e flechas, os indígenas pararam, primeiro, na entrada principal do Ministério de Direitos Humanos. No local, eles pediram a “saída de ruralistas da Funai”.

Entre as pautas da agenda, os indígenas pedem a demarcação de terras, a manutenção de direitos básicos e a mudança da Fundação Nacional dos Índios (Funai) do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para a pasta do Ministério da Justiça. Eles também são contra a proposta de municipalização dos serviços de saúde.
O Acampamento Terra Livre, é considerado a maior conferência do país sobre povos tradicionais e nesse ano possui como principal propósito reinvidicar o respeito pelos direitos constitucionais dos povos indígenas como, por exemplo, o direito à terra e o direito de viver de acordo com o seu modo de vida tradicional. O evento começou na terça-feira (23) e tem programação até esta sexta-feira (26)
Programação do dia 26/04:
– Rituais indígenas
– Marcha
– Plenária de encerramento
– Aprovação da agenda de lutas
– Aprovação do documento final do ATL2019
– Encerramento com noite cultural, apresentações indígenas e não indígenas
0 comentário em “Indígenas participam do Acampamento Terra Livre e protestam na Esplanada dos Ministérios”