Cultura

Itaú Cultural Play: plataforma de streaming gratuita se dedica ao cinema brasileiro

No acervo, além de filmes brasileiros recentes, estão também longas

O Instituto Itaú Cultural lançou no último sábado (19), dia em que é celebrado o cinema brasileiro, uma plataforma de streaming gratuita dedicada ao cinema nacional em virtude da diversidade e da representatividade. Com títulos de todas as regiões do país, a plataforma Itaú Cultural Play pretende entreter o telespectador com a pluralidade cultural.

Estreando com mais de 100 títulos, a rede de streaming mostra um panorama no catálogo do audiovisual nacional produzido nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal com a promessa do equilíbrio de gênero e raça, e com filmes de autoria negra e indígena, e conta também com séries, documentários e palestras.

“Terra em Transe” é um dos títulos disponíveis na Itaú Cultural Play (Foto: Reprodução/ Divulgação)

O idealizador do projeto Cinema com Teoria, jornalista, Mestre em Comunicação e Doutor em Ciências Sociais Alisson Gutemberg, esteve em coletiva de apresentação da plataforma de streaming Itaú Cultural Play e explica sobre a importância do audiovisual regional e do projeto desenvolvido.

“O Brasil é um país de dimensões continentais onde a gente tem uma identidade bastante híbrida dentro do território nacional, e ao mesmo tempo, com imagens acionadas constantemente para preencher o espaço brasileiro. Então, é importante que a produção cinematográfica seja vista e discutida, porque muitas das produções como essa não chegam ao público e para que nós possamos conhecer melhor o Brasil através das produções audiovisuais heterogêneas”, expõe Alisson.

O diretor do Instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron, aponta em comunicado que o projeto demonstra o cumprimento do comprometimento em alcançar um público predominantemente diverso. A intenção, segundo o diretor, é a busca pela equidade da variedade cultural existente no Brasil.

“Vamos trazer a diversidade da nossa cinematografia para o grande público, gratuitamente, cumprindo nosso compromisso de ampliar o acesso à cultura brasileira”, comenta Eduardo Saron.

Em razão da pandemia da Covid-19, foi através do streaming que o Itaú Cultural achou de expandir seu horizonte sem descartar a expectativa de expansão para o meio físico nas salas de cinema, e posteriormente, na integração com outros streamings, sem afetar a gratuidade do serviço.

“Em um segundo momento, haverá uma integração com o Itaú Cinema, que poderá acontecer no final de julho, e a terceira denominamos smart TV, que é nossa integração com outros streamings, como Apple TV, além de criadores de produto como a Samsung, LG e outros”, analisa Eduardo Saron.

Cena de “Yãmiyhex-as mulheres-espírito”, baseada na cultura indígena. (Foto: Reprodução/Divulgação)

Alisson Gutemberg ainda fala sobre o lançamento da plataforma ser de modo gratuito e como isso pode promover o entretenimento público, e também analisa a gratuidade do projeto que abre a possibilidade para que um público diferente possa consumir o audiovisual.

“O fato de o Itaú Cultural se tornar uma plataforma gratuita é algo também bem importante para um país no qual há uma desigualdade social muito grande de desemprego e miséria, onde em muitos lugares não se tem o acesso às obras cinematográficas. Paralelo a isso, somente quem tem acesso às salas de cinema e às produções audiovisuais é um público restrito da população nacional na comparação dos filmes brasileiros aos norte-americanos por serem mais restritos”, enfatiza Alisson.

LEIA TAMBÉM: Cining, plataforma de streaming de cinema, chega ao Brasil nessa semana

Cineastas homenageados

No acervo da plataforma constam cinco longas-metragens com foco no futebol produzido por Luiz Carlos Barreto e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Com destaque estão os documentários ‘Garricha, alegria do povo’ e ‘Isto é Pelé’, sendo o último sob direção de Luiz Carlos Barreto ao lado de Eduardo Escorel.

“Garrincha, alegria do povo” (1962), de Luiz Carlos Barreto. (Foto: Divulgação)

Além do que se apresenta no futebol, o canal faz homenagem também à Glauber Rocha, falecido no ano de 1981. O diretor recebe a honra pelos seus sete filmes, assumindo mais destaque a tríade de clássicos ‘Deus e o diabo na terra do sol’, ‘Terra em transe’ e ‘O dragão da maldade contra o santo guerreiro’.

Cena de “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha. (Foto: Reprodução/Divulgação)

As classificações indicativas dos filmes são variadas e estão disponíveis no descritivo de cada conteúdo, diretamente na plataforma. O Itaú Cultural Play pode ser assistido em qualquer lugar e obtido por meio de aplicativo na web e em sistemas Android e IOS. Para ter acesso ao conteúdo na rede, basta fazer o cadastro aqui.

LEIA TAMBÉM: Documentário sobre a vida do humorista Bussunda estreia em junho na Globo Play

Luiz Guilherme Reis – 1º Período

Sob supervisão de Bárbara Souza – 7º Período

7 comentários em “Itaú Cultural Play: plataforma de streaming gratuita se dedica ao cinema brasileiro

  1. Pingback: Após anos desaparecidas, obras de pintores renomados são redescobertas e leiloadas na França | Agência UVA

  2. Pingback: Documentário sobre campeã do BBB21 chegou essa semana no Globo Play | Agência UVA

  3. Pingback: Com título provocativo, “O Charlatão” retrata a história de um curandeiro tcheco | Agência UVA

  4. Pingback: “A Última Floresta”: filme que relata a luta e resistência de um grupo indígena Yanomami | Agência UVA

  5. Pingback: Nova exposição do CCBB comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22 | Agência UVA

  6. Pingback: Exposição cultural vai homenagear centenário de Paulo Freire | Agência UVA

  7. Pingback: “O Direito de Viver” filme conta a história do aborto nos Estados Unidos | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s