Na última quinta-feira (03), na intenção de complementar ainda mais o gosto dos fãs pela obra do jovem bruxo ‘Harry Potter’, uma loja de 3 andares que abriga a maior coleção de produtos do personagem de uma das maiores sagas do mundo, foi inaugurada no sul de Manhattan, em Nova York.
O manifesto de inauguração contou com uma fila feita por fãs que aguardavam ao lado externo da loja para visitar. Assim, com ar de felicidade e observando os artigos que contém na loja, estava um fã mostrando sua admiração e encantação nas redes sociais. A abertura da loja também repercutiu nas redes com fãs brasileiros que não puderam conhecer a loja pessoalmente.
Conhecido pela ficção cinematográfica e pela composição mágica no ramo da literatura, a saga ‘Harry Potter’, escrita por Joanne Rowling, reitera o benefício nos traços da ficção para entretenimento das pessoas. Foi assim que os livros ganharam uma desenvoltura maior para promover hábitos de leitura entre jovens e adultos, movimentando fãs apaixonados em todo o mundo.
Mestre em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a jornalista e escritora Mariza Tavares aponta a importância da ficção, em especial da saga ‘Harry Potter’, na qual evidencia as histórias contadas pela humanidade para entender a vida e a passagem pelo mundo.
“Até os séculos 17 e 18, os contos de fadas tinham como público tanto adultos quanto crianças. Os elementos que compõem essas narrativas sempre ajudaram as pessoas a lidar com suas adversidades. Há a batalha do bem contra o mal, grandes obstáculos a serem superados, intervenções mágicas e uma recompensa final para os bons e justos”, comenta Mariza Tavares.
Segundo o Mestre em comunicação e Cientista político Guilherme Carvalhido, o filme registra a feitiçaria e a magia do mundo bruxo como semelhança da sociedade, em meio à comparação de moldes fictícios que estão ligados à política, e faz um apelo, usando a saga como exemplo.
“No mundo pós-moderno, assim como as obras de ficção, alguns políticos usam a narrativa para encantar e convencer seus leitores/eleitores. Logo, como as narrativas são interpretações de uma determinada realidade, a comparação pode ser feita genericamente. Desse modo, todo cuidado é necessário no aspecto de analisar determinados grupos políticos que fantasiam a realidade e, que buscam encantar os eleitores em cima de um discurso aparentemente ficcional”, argumenta Carvalhido.

Mariza Tavares cita ainda a sua apreciação pela obra diante dos trajes, uma vez que conduz um engajamento maior de persuasão ao público, no intuito de transmitir aos leitores uma ideia de leveza e conforto para entretenimento.
“A saga ‘Harry Potter’ se enquadra perfeitamente nessa fórmula que vem sendo utilizada através dos séculos, o que não diminui sua força, nem a qualidade da trama, que é poderosa. A autora conseguiu dar nova roupagem a personagens que servem como modelos para uma nova geração de leitores e espectadores. Como escritora, fico ainda mais feliz ao ver que a saga do bruxinho renova o interesse pela literatura”, explica a escritora.
Carlos Eduardo Xavier, estudante de 20 anos, se mostra um dos maiores fãs da saga ‘Harry Potter’, e diz gostar bastante da abertura da loja, embora não tenha condição financeira no momento em função da longevidade para presenciar a coleção de produtos, e promete não ficar desapontado.
“Eu aguardo incansavelmente a busca por uma loja cujos filmes e livros aprecio demais e, mal posso esperar para ver o dia que ficarei tão satisfeito em colocar meus pés sobre Nova York e detalhar todos os produtos. Algum dia, espero poder viver esse momento não apenas no exterior, como quem sabe no próprio território brasileiro”, conclui o estudante.
Para fãs como Carlos Eduardo, existe a possiblidade de uma experiência semelhante à uma visitação virtual. O site oficial da loja conta com detalhes da exposição e uma série de informações sobre o mundo bruxo de Harry Potter. Para acessar o site, clique aqui.
LEIA TAMBÉM: A TV por assinatura ainda tem espaço no mercado?
Luiz Guilherme Reis – 1º Período
Sob supervisão de Bárbara Souza – 7º Período
Pingback: Réplica da Mona Lisa será leiloada esse mês pela Christie´s | Agência UVA