A Semana de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida (UVA) deste ano, a Secom 2021, aconteceu do dia 24 de maio ao dia 28, com o tema “Multiculturalismo: A Voz da Diversidade Brasileira”. O evento, que foi totalmente organizado pelos alunos de Jornalismo, Publicidade e Marketing, foi realizado virtualmente, pelo YouTube da CasaCom Conecta. Todos os anos, durante a cobertura de outras semanas da comunicação, a Agência UVA elege, entre seus repórteres, editores e revisores, a lista de melhores momentos. Confira os favoritos da redação este ano:
1. A presença de mulheres trans e indígenas
Como a intenção de celebrar a diversidade, a Secom 2021 levou para o seu “palco virtual” muitas faces da pluralidade. Na primeira palestra do evento, a atriz e ativista Glamour Garcia compareceu e falou um pouco sobre sua experiência como mulher trans na sociedade e no meio artístico.
Já a palestra sobre “Representatividade feminina nas telas” contou com a presença da roteirista, atriz, cantora-compositora e apresentadora de TV, Alice Marcone, que também falou sobre sua experiência e trabalho como mulher trans no audiovisual. A mesa também contou com presença da fotógrafa e realizadora audiovisual, Luz Maribel, que pertence ao povo Mbya Guaraní Tamandua, em Misiones, Argentina.
2. O vídeo dos alunos organizadores e escolha da Luiza Helena Trajano para madrinha do evento
Durante as aulas da disciplina Tópicos Especiais em Eventos, a partir da qual a Secom é organizada, os alunos votaram e escolheram a Luiza Trajano para ser madrinha da Secom 2021. Para um convite criativo, os alunos mandaram também um vídeo especial. O vídeo foi compartilhado antes da palestra “A comunicação e a generosidade transforma: o case de sucesso da Magalu”.
A própria Luiza Trajano comentou que só veio à Secom por conta da criatividade do vídeo. “Recebo milhares de convites de estudantes todos os anos, mas amo quando o convite vem cheio de personalidade, como foi o vídeo”. Confira:
3. As conversas fofas no chat do evento: professores e alunos matando as saudades
Durante as lives do evento, professores e alunos aproveitaram para trocarem mensagens e interagirem matando a saudade do presencial. A aluna Gabrielle Carneiro até comento: “vendo meus professores interagindo”. Fofo, não?
4. O figurino dos mestres de cerimônias Breno e Thiago: a cada dia combinando com a temática.
Com a apresentação de Thiago Santos Varella e Breno Dias, alunos de Publicidade, as lives além de animadas, também ficaram estilosas. Na palestra com a Luiza Trajano, por exemplo, ambos usaram blazers para combinarem com a convidada.

5. Lançamento do clipe da música “Me quer que eu sei” da cantora Kamilla Mecbee

O clipe que foi produzido pela Produtora Junior de Audiovisual do curso de publicidade do campus Tijuca chamada Alkimia, com alunos do curso de Publicidade e Cinema. O videoclipe foi gravado em Outubro de 2019, finalizado este ano e lançado durante a live “Representatividade Feminina nas telas”. Confira o clipe – que está no final do vídeo – aqui.
6. Exibição, ao vivo, do clipe “Bluesman”, de Baco Exu do Blues
Sem o dueto da professora Maristela Fittipaldi e do professor Gustavo Lacerda (Guto) cantando “Emoções”, de Roberto Carlos, como aconteceu na Secom de 2019, o público da live “No ritmo das marcas: A batida da pluralidade musical” teve a chance de assistir ao clipe “Bluesman”, que ganhou o Grand Prix na categoria Entertainment for Music do Cannes Lions 2019.
Se você não assistiu, assista.
7. A história da senhora de 69 anos que sonhava em conhecer o Bon Jovi
Durante a palestra “O mundo é do Live Marketing” a convidada Rachel Rimoli, que trabalha no Head de Social Intelligence do Rock in Rio, compartilhou o vídeo de uma grande fã do festival, a Dona Rosa, que já havia ido ao primeiro Rock in Rio em 1985, e que voltava ao festival depois de 34 anos. Para assistir o evento e ver seu ídolo Bon Jovi, clique aqui.
8. Discurso de André Ladeira, Diretor Acadêmico do campus Tijuca, para Luiza Trajano
Na abertura da palestra sobre o case de sucesso da Magalu, com Luiza Helena Trajano, o Diretor Acadêmico da Tijuca, André Ladeira, fez um discurso em homenagem à convidada, que a fez se emocionar. De surpresa, ele até leu um texto que Luiza tinha escrito para o próprio filho. Para assistir, clique aqui.

9. Vídeo especial da Netflix, falando sobre diversidade
Antes de começar a palestra sobre representatividade feminina nas telas, foi passado um pequeno filme produzido pela Netflix e enviado exclusivamente para a Secom 2021, que retrata a temática do evento, com depoimentos dos executivos da empresa de streaming. Para assistir, clique aqui.

10. Oficina com técnicas vocais e de discurso, com o locutor e radialista Jorge Ramos
A palestra sobre a importância da rádio pública contou também com uma oficina ministrada pelo convidado Jorge Ramos, para os estudantes que pretendem seguir na área. O radialista expôs anos de experiência com dicas e orientações.

E você? Qual foi seu momento favorito da Secom? Comente aí que vamos amar saber.
LEIA TAMBÉM: Alunos e professores comentam a Secom 2021
Bárbara Souza – 7° período
Pingback: Curso de Jornalismo da UVA tem semana de lançamento de seu primeiro Prêmio Universitário | Agência UVA