A versão live-action de “A Pequena Sereia” estreia nesta quinta-feira (25) nos cinemas. O longa conta a clássica história da princesa Ariel, uma jovem sereia com sede de aventura, e quem dá vida a personagem é a atriz e cantora Halle Bailey. O elenco tem nomes como Melissa McCarthy, Javier Bardem, Jonah Hauer-King e Daveed Diggs.
A filha caçula do Rei Tritão, e também a mais rebelde, deseja descobrir o mundo além do mar e, em uma de suas visitas à superfície, acaba se apaixonando pelo Príncipe Eric. Mesmo com a proibição que as sereias têm de interagir com humanos, Ariel segue seu coração. Para poder conhecer melhor o príncipe, ela faz um acordo com a bruxa do mar, Úrsula, trocando sua voz por um par de pernas. Este acordo permite que ela viva em terra firme, mas coloca em perigo a sua vida e o reinado de seu pai.

O filme é fiel ao desenho de 1989, mas conta com algumas atualizações e novos personagens, além de aprofundar as relações existentes. Nesta versão, podemos conhecer mais da cidade do príncipe e, também, a sua mãe. Três novas canções foram adicionadas, compostas por Alan Menken, compositor da trilha sonora original da animação, e por Lin-Manuel Miranda, compositor do musical da Broadway “Hamilton”.
A fotografia do filme é cheia de cores, principalmente, no fundo do mar, com momentos mais obscuros quando temos a aparição da Úrsula, entre grutas e tempestades. Na música interpretada por Sebastião, “Under the Sea”, percebe-se o colorido do oceano, se passando em um cenário deslumbrante. O fundo do mar foi criado com uso de CGI, que conseguiu transmitir a sensação do fundo do mar para a tela. Diversos detalhes ajudam a gerar esse sentimento, como os cabelos esvoaçantes da protagonista, o seu jeito de nadar e as caudas.
A aparência realista dos animais que acompanham a princesa durante toda a aventura, causa estranheza de início, mas logo eles cativam, principalmente, pois são eles os responsáveis pelos escapes cômicos do filme e conseguem também nos prender durante o período em que a protagonista fica sem voz. Outro recurso utilizado para evitar momentos de silêncio durante esse período, foi a nova música “For the First Time”, que Ariel canta em sua mente, e outros pensamentos que conseguimos ouvi-la.
É preciso destacar a atuação da Halle Bailey, além da sua voz incrível que arrepia durante o solo “Part of Your World”. Sua expressividade faz com que consiga se comunicar com o público mesmo nas cenas que a personagem não fala. Melissa McCarthy também brilha como Úrsula, trazendo a personagem de forma sarcástica.
Os amantes da princesa tem tudo para sair satisfeitos das salas de cinemas. Certamente é uma das melhores adaptações do gênero, e é possível ver todo o cuidado com o qual foi produzido em todos os seus acertos.
Confira o trailer de “A Pequena Sereia”, que chega quinta (25) nos cinemas:
Título: “A Pequena Sereia”
Direção: Rob Marshall
Roteiro: David Magee
Gênero: Aventura, Fantasia
Foto de capa: Divulgação / Walt Disney
Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de João Pedro Agner.
LEIA TAMBÉM: “Velozes e Furiosos 10” se apoia na ludicidade e em cenas extravagantes e irrealistas
LEIA TAMBÉM: “Duna: Parte 2” é um dos destaques da CinemaCon
Perfeitamente fiel…Parabéns, excelente comentário, incentiva o expectador a assistir essa aventura da “Sereia”👏👏👏👏!
Parabéns pela matéria! Conseguiu nos passar a beleza e detalhes do filme, que junto com o trailer, fez uma perfeita apresentação da história da Pequena Sereia.
Assistirei com certeza!
👏🏻👏🏻👏🏻
Já estava muito ansioso para assistir, depois dessa crítica fiquei mais ainda .
Pingback: Exposição sobre a história do celular e outros eventos em destaque para o fim de semana | Agência UVA
Pingback: “Meu pai é um perigo” trás a questão dos imigrantes de maneira cômica | Agência UVA
Pingback: “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” e “Elementos” são destaques do mês nos cinemas | Agência UVA