Cultura

Venda do Jovem Nerd para Magazine Luiza: o que muda agora?

Compra do Jovem Nerd pela Magalu faz parte de plano estratégico da varejista, que já é dona do CanalTech e Steal The Look.

Na última quarta-feira, dia 14 de abril, o Magazine Luiza anunciou a compra do Jovem Nerd, uma das maiores empresas voltadas para a cultura pop. Essa aquisição trata-se de uma estratégia da varejista para entrar mais fundo no mercado tecnológico, já sendo dona do CanalTech e Steal The Look. A compra dessas empresas faz parte de um plano do Magalu para intensificar a sua publicidade, mais especificamente com o MagaluAds e o Magalu as a Service.

Através do seu canal, o Jovem Nerd explicou o que muda com a venda da empresa.

Há 19 anos no mercado, a empresa Jovem Nerd que foi criada pelos amigos Alexandre Ottoni (O Jovem Nerd) e Deive Pasos (Azaghal) tem se dedicado na produção de conteúdo com diversas temáticas como Cinema, HQs, Games, Tecnologia, Séries, História, Ciência. E a forma de abordar esses temas tem sido feita através de programas desenvolvidos por eles próprios como NerdOffice, NerdBunker, NerdPlayer, NerdCast e Nerdologia.

Alexandre e Deive criaram o projeto em 2002 que dura até hoje, sendo um grande sucesso no meio geek. ( Reprodução/YouTube)

Um dos seus projetos que dão tanta notoriedade para a marca se deve ao seu Podcast: O Nerdcast, que foi foi lançado em 2006 como uma aposta em uma época que ninguém fazia uso desses produtos como é feito hoje. Há 15 anos na ativa, o Nerdcast é um dos programas mais populares neste ramo, sendo um dos que mais lideram a audiência no setor de podcasts, criando oportunidades para o setor publicitário através do branded content (Comunicação por Conteúdo). Um exemplo do sucesso do Nerdcast é visto no alcance de 1 bilhão de downloads através do seu Podcast, alcançando assim o topo da audiência no país e conseguindo a marca de terceiro lugar em nível mundial.

Claudio Fico, Coordenador do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação, explica acerca do plano estratégico usado pelo Magalu para embarcar de vez no mercado tecnológico.

“A Magalu sempre despontou com uma gestão arrojada, já em 1992 lançou sua loja virtual, em 2012 cria o laboratório de Tecnologia e Inovação, Luizalabs, em 2015 realiza todo um processo de transformação digital, em 2017 entra com o diferencial do avatar que alavancaram as vendas em 58%, em 2019 anunciou a compra do comércio eletrônico de artigos esportivos Netshoes. Fica claro o arrojo da empresa no segmento de produtos e serviços ligados à tecnologia. A aquisição do Canal Tech (voltado para produtos de tecnologia) e do Steal The Look (moda e beleza online), só comprovam isso, pois estão enxergando um mundo cada vez mais digital. E agora para sacramentar junto ao mercado o seu desejo e interesse pela tecnologia, adquire o Jovem Nerd (blog brasileiro), onde seu destaque é o NerdCast, ganhador de vários prêmios fomentados para PodeCast. Fica clara a diversidade que a Magalu vem buscando, mas sempre priorizando o mundo digital”, enfatiza Claudio Fico.

Com a aquisição do Jovem Nerd, o Magalu conseguirá fornecer para seus clientes mais conhecimento e diversão e disponibilizará uma forma de auxiliá-los na hora da compra. Em algum momento futuro o material usado pelo Jovem Nerd será anexado no superapp do Magalu, com a intenção de que mais pessoas acessem o aplicativo e também aumente o alcance de clientes.

É preciso também compreender que apesar da venda, tanto Alexandre quanto Deive ainda continuarão tendo liberdade criativa e independência individual para futuros projetos. Esse foi um dos acordos tratados mesmo antes da venda ser discutida. A linha editorial feita há anos pela equipe também não sofrerá mudanças e todas as plataformas que pertencem ao grupo serão mantidas com sua devida liberdade editorial.

“Com certeza um grande diferencial para os negócios. Pois, é fato que a atual gestão da Jovem Nerd sempre desempenhou um papel diferenciado nas suas ações. A venda faz com que a empresa possa empreender novos cenários. Não podemos esquecer que em 2013 Alexandre e Deive foram apontados pela revista Época entre as cem pessoas com mais influência no Brasil no ano, e uma das 25 pessoas mais influentes da Internet. Isto já mostra o tamanho do alcance que esta aquisição dará a Magalu. Da mesma forma, a Jovem Nerd terá a missão de olhar os negócios já existentes e promover novas oportunidades para o mercado. Estamos falando de um novo momento para empresa, pois terá um aporte de recurso financeiro onde será possível realizar mais investimentos em tecnologia e novos produtos e serviços. “, mensura Claudio Fico.

Com a aquisição, os consumidores também irão ganhar novidades como o novo Podcast que será produzido pela Agatha Otoni e Andreia Pazzos, irmãs e também esposas de Alexandre e Deive. Ainda não há um nome para o programa, mas já foi decidido que os fãs irão votar e será lançado futuramente, porém alguns episódio já terminaram de serem gravados. Esse novo projeto também será gratuito, como o Nerdcast.

Outro produto em ascensão do grupo e que deve ganhar mais novidades em breve é o Nerdcast RPG. Inicialmente era desenvolvido com episódios anuais, mas de agora em diante decidiu-se que a dupla tem como plano criar mais episódios dentro do período de um ano. Só para ter ideia de como esse tipo de Nerdcast tem grande audiência e fãs fiéis, o último que foi divulgado bateu a marca de mais de 3 milhões de downloads só na primeira semana de publicação.

O grupo fez uma live no youtube recentemente em comemoração do arrecadamento com o Nerdcast RPG

Visando aumentar ainda mais a audiência e a efetividade do Magalu Ads, a varejista adquiriu há seis meses atrás o site especializado em tecnologia, Canal Tech e também a Inloco Media, maior rede de publicidade mobile brasileira. Devido a isso, o MagaluAds possui sua própria plataforma que pode ser acessada de forma clara e rápida, fazendo com que se facilite a noção de publicidade virtual, possibilitando que diversos vendedores online e fornecedores do Magazine Luiza consigam ter liberdade para fazer investimentos e assim possam apressar as suas vendas. Este serviço que será disponibilizado pelo MagaluAds será efetivamente mais uma maneira para que o lucro com a audiência se some à empresa Magalu.

Leia Também: LG decide parar fabricação de celulares globalmente: decisão também afeta o Brasil

Parceria entre Google e Linux Foundation visa melhorar tecnologias contra adulteração de Softwares

Rafael Barreto – 8º período

1 comentário em “Venda do Jovem Nerd para Magazine Luiza: o que muda agora?

  1. Pingback: Como a franquia de jogos Assassin´s Creed conquistou o público e se mantém no topo até hoje | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s