Economia

Rede hoteleira do Rio registra aumento de ocupação

Índice de turistas nos hotéis chegou a 60% no último feriado prolongado

O setor hoteleiro do Rio de Janeiro voltou a registrar um aumento na ocupação dos hotéis. Durante o feriado da Consciência Negra (20), a Associação de Hotéis do Rio fez um levantamento que indicou uma ocupação hoteleira de 60%.

A taxa é maior do que estava sendo registrado em setembro e outubro, quando o índice apresentava apenas 40%. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), a ocupação hoteleira média no interior do estado está em cerca de 76,93%. A principal preferência dos turistas é a Região dos Lagos, onde a ocupação ultrapassa 80%.

O famoso Rio Othon Palace, em Copacabana, é um dos hotéis que registrou aumento de ocupação (Foto: Rio Othon Palace/Divulgação)

Ao mesmo tempo em que há o crescimento de ocupação na rede hoteleira, as taxas de Covid sobem no Rio. A média móvel de mortes está em 111, com um taxa de aumento em 154%, em comparação com duas semanas atrás. As informações referentes ao aumento da ocupação nos hotéis gerou comentários nas redes sociais, dividindo opiniões.

A guia turística, Claudia Ferreira, de 49 anos, afirma que o aumento de ocupação da rede hoteleira é bom para o turismo do Rio e que, apesar de ser o pior ano do setor hoteleiro, já estão realizando reservas para o Natal e Ano Novo. E ainda revela qual foi a estratégia utilizada pelos hotéis para o aumento de ocupação no último feriado.

“Grande parte dos hotéis fizeram promoção convidativa, foi um atrativo diferenciado”, explica Claudia.

Quem viajou no último feriado foi Nicolas Machado, de 16 anos. O jovem esteve em Penedo e diz que havia muitas pessoas na região. Ele conta que não sentiu receio de viajar durante a pandemia e que há pontos positivos, como gastar pouco tempo nas filas de diversas atrações. Nicolas ainda considera que viajar neste momento é de grande valor. “Em tempos de crise, é importante relaxar, principalmente, a mente”, acredita Nicolas.

Jorge Chaves, Diretor da Rede de Hotéis Othon, afirma que os finais de semana, principalmente prolongados, apresentam maiores procuras nos hotéis e que isso é fruto de turismo e lazer. E o diferencial é investir em diversos atrativos, como vista para uma bela paisagem e serviço de qualidade.

“Ao longo da pandemia, muitos cariocas queriam festejar aniversários e casamentos, e nossa equipe cuidou para que tudo se tornasse perfeito. Fizemos festas, enchemos balões e preparamos bolos personalizados, tudo para que a festa fosse completa e segura”, comenta Jorge.

Jorge revela que o ano de 2020 é um dos piores para a rede hoteleira, e que veio logo após a crise econômica de 2016, a qual já tinha trago prejuízos para a hotelaria.

“Durante os meses iniciais da pandemia, vimos a ocupação de nosso Hotel (Rio Othon Palace) cair de 87% para 1%, perdurando por alguns meses essa ocupação mínima. De fato, este foi um dos anos mais duros para a Hotelaria”, esclarece o diretor da famosa rede de hotéis, Jorge Chaves.

Apesar da pandemia, o diretor tem uma boa perspectiva para o Natal e Ano Novo, já que os hotéis estão em uma crescente de ocupação.

“Nos meses de julho pra cá, temos observado uma ocupação maior a cada mês, e com quase 40% de ocupação para o Réveillon registrado até o momento, gera uma expectativa positiva de ocupação para este período, com boa retomada do setor, e crescimento para 2021 com um turismo seguro e consciente, até que a vacina esteja disponível para todos”, conclui o diretor.

O Rio Othon Palace realizou diferentes serviços para o prosseguimento das atividades durante a pandemia (Foto: Tripadvisor/Reprodução)

Apesar do cancelamento do tradicional réveillon da orla de Copacabana devido à pandemia, os hotéis do Rio seguem se preparando para receber turistas que pretendem aproveitar as celebrações de outras formas.

LEIA MAIS: Rede Municipal de Ensino do Rio retorna com aulas presenciais

João Henrique Reis – 4° período

0 comentário em “Rede hoteleira do Rio registra aumento de ocupação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s